sororidade

3 formas de praticar a sororidade no dia a dia

17 de dez de 2021
comentários

O que é sororidade e como você pode começar a praticá-la hoje mesmo

Sororidade é a união entre mulheres. É uma palavra que vem da palavra "sóror", que significa irmã em latim. Sororidade é tratar as outras mulheres, mesmo as que você não conhece, como irmãs.

 

Isso significa ter afeto, empatia e apoiar as outras mulheres, porque assim conseguimos construir uma sociedade melhor e menos desigual.

 

desenho de duas meninas apoiadas uma na outra

 

De vez em quando a gente vê escrito "sororidade feminina" por aí, mas na real nem preciso classificar essa palavra com o "feminina", porque sororidade já uma coisa nossa, entende? Das mulheres.

 

Como praticar a sororidade no dia a dia

A sororidade não é uma única coisa que você faz, e sim uma maneira de pensar e de existir no mundo. Ela é um jeito de viver que pode fazer muito bem pra você, abrindo as portas para conhecer e apoiar outras mulheres e ser apoiada em troca. Todo mundo ganha!

 

Algumas dicas pra praticar a sororidade no dia a dia:

 

1) Não julgue outras mulheres
Historicamente, as mulheres foram estimuladas a competir – enquanto os homens, em geral, foram ensinados a se apoiar e se proteger. Já reparou em como somos rápidas para dizer "não fui com a cara dela" por algum motivo bobo, por exemplo? Precisamos tomar consciência desse tipo de comportamento para mudá-lo.

 

O segredo é toda vez que sentir que está julgando outra mulher, respirar fundo e dar um passo para trás. Não condene as escolhas de outra mulher, porque você não sabe pelo que ela está passando. Não julgue a roupa ou a aparência, e nem como ela decidiu se portar ou o jeito de falar, por exemplo. Ela é um ser humano, assim como você, com qualidades e defeitos.

 

2) Ofereça ajuda

Se perceber uma mulher em apuros perto de você, faça alguma coisa! Não precisa fazer muito, mas faça o que puder, o que estiver ao seu alcance naquele momento. Isso vai desde emprestar um absorvente para uma desconhecida no banheiro até se oferecer para carregar as sacolas de uma mulher mais velha na rua.

 

Outra questão na qual a sororidade é importante é na prevenção do abuso. Ao perceber um casal brigando em um bar ou restaurante, fique de olho. Se a coisa estiver esquentando, se aproxime e pergunte se aquela mulher precisa de algo – ou finja que é amiga dela de infância – e se puder não saia de perto até ela se sentir segura. O mesmo vale para uma desconhecida que você percebe que bebeu demais no rolê – não dê risada, ofereça ajuda para ela voltar para casa se possível. Com esses gestos simples você pode salvar a vida de alguém!

desenho de duas meninas sentadas em um banco conversando


3) Não se compare

Do mesmo jeito que somos ensinadas a competir, somos ensinadas a nos comparar. E as redes sociais estão aí para reforçar isso. Às vezes podemos invejar o corpo de blogueiras, querendo ter o mesmo que elas, e acabamos julgando os corpos de outras mulheres à nossa volta. Será que sou mais bonita ou mais feia? Quem é mais atraente? Quem é mais engraçada? Quem é mais interessante?

 

Não se comparar com outra mulher é ter empatia com ela e com você mesma. É um treino diário entender que cada um é único e isso é algo a ser celebrado, e não motivo de exclusão. Cada um vive as suas dificuldades e muitas vezes as pessoas não mostram isso pra gente. Então, mesmo quem parece ter a vida "fácil" ou "perfeita" também passa por muito perrengue! Pode acreditar.

Sororidade são essas três dicas e muito mais, e, conforme você começa a viver de um jeito mais solidário com outras mulheres, mais ações de sororidade consegue fazer. O importante mesmo é começar de um lugar muito importante: da sua cabeça.

 

Conte aqui algo que você já fez ou uma situação que presenciou e que representa sororidade pra você 😉

Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!