Ilustração de mulher em dúvida, com pontos de interrogação ao redor, para ilustrar artigo de como se pega herpes genital

Como se pega herpes genital

12 de jan de 2024
comentários

Você sabe como se pega herpes genital? Explicaremos como se pega o vírus da herpes e quais são as suas formas de transmissão. Vem ver!

Quando falamos sobre a importância de sempre ter relações sexuais com preservativo, esse cuidado vai muito além da prevenção à gravidez indesejada e ao vírus HIV. Estamos alertando, ainda, para diversas outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) extremamente contagiosas. Um exemplo disso é a herpes genital. 

 

Ilustração de mulher sentada com as pernas cruzadas e ícone de vírus ao seu redor

O que é herpes genital

A dra. Rebeca Gerhardt explica que a herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível (IST) muito comum. Ela é uma doença que pode ser desenvolvida por meio do contato sexual, causada pelo vírus do herpes simples (HSV).

 

Quando manifestada, a herpes genital se apresenta como uma úlcera na região íntima, muito parecida com a herpes bucal. “Ela é muito dolorosa e pode apresentar ínguas na região da virilha”, diz a médica.

 

Afinal, como se pega o vírus da herpes

O vírus da herpes é transmitido por meio de relação sexual desprotegida, seja ela oral, anal ou vaginal.

 

Algo muito importante de se saber sobre a herpes é que nem sempre a pessoa sabe que possui o vírus, já que ele pode ficar muito tempo incubado. 

 

A herpes só se manifesta quando o nosso sistema imunológico não está bom, o que pode ocorrer diante de mudanças bruscas de temperatura, quadros gripais e questões emocionais e mentais”, diz a dra. Rebeca

 

Portanto, a pessoa pode manifestar a úlcera mesmo estando em um relacionamento estável, porque não necessariamente esse vírus foi contraído recentemente, entende?

 

Por ser um vírus altamente contagioso, é essencial que a pessoa que sabe que tem herpes tome um cuidado redobrado com a sua higiene. No caso da herpes bucal, a pessoa deve evitar ao máximo compartilhar talheres, copos e outros instrumentos. No caso da herpes genital, sempre usar camisinha nas relações sexuais. Caso a doença se manifeste, deve-se evitar contato direto das bolhas e feridas com outras pessoas e sempre lavar bem as mãos. 

 

O tratamento da herpes é feito com antiviral oral ou tópico, além de medicamentos para controle de dor.

 

Como ocorre a transmissão do vírus da herpes genital

É preciso ter ciência de que, uma vez que se contrai o vírus da herpes, é pouco provável que ele seja eliminado do organismo. O que acontece é alguns períodos de remissão (sem apresentar sintomas) e outros de recidivas (em que há a manifestação da doença). 

A infecção cruzada dos vírus herpes tipo 1 (facial) e 2 (genital) pode acontecer se houver contato oral-genital. Isso quer dizer que se pode pegar herpes genital na boca ou herpes oral na região genital. Portanto, sexo oral também deve ser feito com preservativo, tá?

 

É importante saber também que a herpes genital na gravidez pode provocar aborto espontâneo, e é uma doença congênita (que passa da mãe para o feto), extremamente grave e letal. Se a mulher possui o vírus, deve informar o médico!

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!