desenho de uma menina na frente de uma máquina de lavar roupas, com um cesto de roupas
Como lavar calcinha: temos segredinhos pra te contar
30 de jun de 2022

Como lavar calcinha: temos segredinhos pra te contar

Kira

Pra cuidar bem da sua ppk você precisa saber como lavar calcinha corretamente. Vem que a gente te ensina

Você é daquelas que lava a calcinha no banho ou joga direto na máquina de lavar roupa? Talvez você nunca tenha se perguntando como lavar calcinha corretamente, mas acredite: a boa (ou má) higiene das suas peças íntimas pode interferir na saúde da sua ppk.

 

desenho de uma menina tomando banho dentro de uma banheira

 

Como lavar calcinha corretamente?

O primeiro cuidado é escolher o sabão certo. Como a calcinha fica em contato direto com a ppk o dia inteiro, a dica é lavar a peça com o mesmo produto que você usa na região íntima. Pode ser sabonete neutro ou sabonete íntimo.

 

O sabonete íntimo é uma boa opção porque ele foi desenvolvido especialmente para a região íntima da mulher e respeita a flora vaginal (nome que se dá ao conjunto de microrganismos que vivem em harmonia na ppk). São bactérias e fungos "do bem", que não causam doenças ou qualquer sintoma e ainda previnem corrimentos "anormais" e infecções.

 

Quando há um desequilíbrio na flora vaginal, aí sim podem surgir condições bem chatinhas, como a candidíase, que provoca coceira, ardência e outros sintomas. O uso do sabonete íntimo evita que as bactérias e fungos se desenvolvam e aumentem. Ao mesmo tempo, protege as bactérias “boas” que a gente precisa.

 

Já os sabonetes que não respeitam a flora vaginal podem provocar irritações e favorecer o aparecimento de doenças. Que sabonetes são esses? Os muito perfumados, especialmente se não forem formulados para a saúde íntima. Então, fuja deles!

 

Pode lavar a calcinha no banho?

Não há problema algum em lavar a calcinha com sabonete íntimo ou neutro no banho.  Aproveite pra gastar suas habilidades de cantora e relaxar 😅. Higienizar as peças íntimas pode ser divertido!

 

Mas fique ligada na temperatura do chuveiro. Algumas lingeries são mais delicadas e se você lavar com água quente pode acabar estragando a fibra do tecido. Então, se você curte tomar banho com aquela água que chega a sair fumacinha, talvez seja melhor lavar a calcinha à mão depois, com a água mais morninha ou fria.

 

Depois de lavar a calcinha corretamente, o próximo passo é estender no local correto. Sim, existe isso, um "local correto" pra pendurar suas peças íntimas. Deixar a calcinha secando no banheiro pode não ser legal, ainda mais se pendurada no box. O ambiente do banheiro é beeeem úmido e isso pode estimular a proliferação de fungos na calcinha. Daí, quando você for usá-la, correrá o risco de desenvolver candidíase ou outras doenças íntimas femininas.

 

A mesma lógica vale para calcinha úmida: não use! Espere que esteja bem sequinha antes de vestir. O melhor é deixar secar em um local arejado, à temperatura ambiente. Se tiver sol, melhor ainda.

 

desenho de uma menina colocando roupas dentro de uma máquina de lavar roupas

 

Pode lavar a calcinha na máquina?

Se você não estiver a fim de lavar a calcinha na mão, pode colocar na máquina de lavar roupa sim. A dica é colocar dentro de um saquinho próprio pra lavar peças mais delicadas, pra evitar que ela fique em contato com as outras roupas. Não é legal usar muito sabão em pó na lavagem das calcinhas, prefira também produtos próprios para roupas delicadas e peças íntimas.

 

Agora você já sabe como lavar corretamente as calcinhas, que tal aprender a escolher os melhores tipos de calcinha os para a saúde da sua ppk? Fizemos um texto beeem bacana sobre isso. Spoiler: calcinhas de algodão são tudo de bom!


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se