Ilustração mulher tapando os ouvidos com balões de diálogo com X

5 tipos de vagina pra você conhecer

12 de out de 2022
comentários

Há muuuitos tipos de pepeca, e já te adiantamos que toda vulva é linda!


Se você acompanha a gente aqui e já passou por outros textos, sabe que nós temos quase um mantra que sempre repetimos: cada corpo é único e tem suas próprias características. Por isso mesmo, não devemos ficar nos comparando. E isso vale inclusive para a nossa ppk, viu? Afinal, existem os mais diferentes tipos de vagina, que podem variar de formas, cores e tamanhos. 

 

tipos-de-vagina-2

 

Ah! E uma observação que todo mundo tem que saber: a parte externa do aparelho genital feminino é a vulva, que conta, por exemplo, com os lábios internos e externos. A vagina, na verdade, é a cavidade localizada dentro da vulva, tá? 

 

Tipos de vagina

Se você já se questionou se a sua vulva é normal, pode ficar tranquila: não existe um padrão, viu? Se você não sente desconfortos ou dores, é bem provável que tudo esteja certinho com a sua ppk. Mas, se tiver dúvida, já sabe: marque uma consulta na sua ginecologista e fale com ela sobre as suas questões!

 

De qualquer forma, vamos mostrar aqui alguns tipos de pepeca – todos completamente normais 😅 E tenha certeza de que existem vários outros tipos de vulva por aí.

 

Em relação aos lábios vaginais, existem cinco tipos bem comuns, que vamos te apresentar agora:

 

1) Lábios internos assimétricos

Neste caso, a vulva conta com lábios internos de tamanhos diferentes, sendo que um lado dos lábios menores é mais longo que o outro

 

2) Lábios internos proeminentes

Neste tipo de ppk, bem comum, aliás, os lábios internos são mais longos do que os grandes lábios e, por isso, são mais visíveis. 

 

3) Pequenos lábios

Aqui, os lábios vaginais externos são maiores e cobrem os pequenos lábios.

 

4) Grandes lábios internos e externos

Os lábios são maiores ou mais inchados, ultrapassando a vulva e ficando para fora. 

 

5) Lábios internos visíveis

Neste tipo, os pequenos lábios atravessam toda a extensão dos grandes lábios.

 

tipos-de-vagina-3

 

Cor da vagina: tem que ser rosinha?

Essa é mais uma (e, vamos combinar, absurda!) pressão estética que as mulheres sofrem. A ppk pode ter várias tonalidades, de rosa a roxo, passando pelo tom castanho ao preto. E é super normal que os lábios sejam um pouco mais escuros do que o resto da pele, tá?

 

Nossa dica é que você, hoje mesmo, pegue um espelho e olhe para a sua ppk com carinho. Reconheça cada parte dela, sem qualquer tipo de estigma, comparação ou crítica. Todas as ppks são lindas do jeitinho que são! 💕

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!