melhor-idade-para-engravidar-1

Melhor idade para engravidar: até que idade se pode ter filhos 

15 de set de 2023
comentários

Você sabe qual é a melhor idade para engravidar? Nós te explicaremos até que idade se pode ter filhos e quais fatores podem influenciar essa decisão. Confira!

Com quantos anos a sua avó engravidou da sua mãe? Provavelmente, ela tinha uma idade próxima a que você tem hoje ou era ainda mais nova. Atualmente, considerando as mulheres que fazem um planejamento familiar, é cada vez mais tardio o plano da maternidade. Mas será que tem uma melhor idade para engravidar?

 

Para se ter uma ideia, enquanto no ano 2000 a quantidade de bebês nascidos de mulheres a partir dos 35 anos foi de apenas 9,1%, em 2020 o número de mulheres que engravidaram com 35 anos ou mais foi de 16,5%

 

No ano 2000, 67,4% das grávidas tinham entre 20 e 34 anos. Após 20 anos, houve redução da gravidez em mulheres dessa faixa etária, para 57,8%. Mas, ao observar essa considerável mudança comportamental, fica o questionamento sobre a idade ideal para engravidar.

 

melhor-idade-para-engravidar-2

 

 

Melhor idade para engravidar

A dra. Rebeca Gerhardt explica que, considerando unicamente o ponto de vista biológico, quanto mais nova a mulher engravidar, melhor. Mas, claro, isso não é o único fator determinante quando se fala sobre ter um filho e, por isso, não é certo colocar uma faixa etária tão fechada para determinar quando se deve engravidar.

 

O que acontece é o seguinte: toda mulher já nasce com um número determinado de óvulos, que vão sofrendo uma redução gradual ao longo da vida fértil. A partir dos 35 anos, não apenas a quantidade cai, como também a qualidade, o que aumenta o risco de abortos. O fim desse estoque dá início à menopausa.

 

Idade ideal para engravidar

Existe uma progressão acontecendo mundialmente: os índices de nascimentos estão caindo, enquanto a média da idade materna aumenta. E são muitos os fatores que contribuem para esse fenômeno, como: 

 

  • Maior inserção da mulher no mercado de trabalho;

  • Crescimento das oportunidades na educação e na carreira da mulher;

  • Desenvolvimento da medicina reprodutiva;

  • Disseminação dos métodos contraceptivos.

 

A partir dos 35 anos, a gestação da mulher já é considerada tardia ou geriátrica (isso mesmo!). Essa condição pode ocasionar mais abortos, maior risco para mortalidade perinatal, gravidez ectópica, baixa vitalidade do recém-nascido, baixo peso ao nascer, parto pré-termo (entrar em trabalho de parto antes de se completar 37 semanas de gestação) e fetos pequenos para a idade gestacional. 

 

No entanto, vale destacar que apenas a idade da mulher não deve ser considerada como o único fator de risco, sendo preciso analisar vários outros pontos, como contexto social, psicológico, histórico genético e de saúde em geral.

 

Qual a idade ideal para engravidar

Mais do que qualquer coisa, a opção de engravidar ou não e, em que momento isso pode ocorrer, deve ser uma escolha única e exclusiva da mulher, sempre, é claro, tendo um acompanhamento de seu ginecologista. 

 

Os avanços da ciência têm permitido que mulheres possam adiar os planos da maternidade para cada vez mais tarde, e apenas quando se sentirem prontas possam gerar, com segurança, uma nova vida. 

 

Para aquelas que consideram engravidar depois dos 35 anos, há a possibilidade de se fazer o congelamento de óvulos. Já fizemos um artigo bem completo sobre o tema e vale a pena entender melhor como funciona esse processo e qual é a idade ideal para fazê-lo. 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!