ghosting-1

Ghosting é o termo em inglês para quando o crush dá um perdido. Vem entender essa expressão

20 de mar de 2023
comentários

Será que você sabe o que significa ghosting? Nós explicaremos sobre o termo em inglês para quando o crush dá um perdido. Vem saber mais sobre esse assunto!

O carinha fica meses te procurando, você acaba se interessando por ele e, finalmente vocês ficam. Tudo parece perfeito, você fica cada dia mais afim, mas, do nada, ele some. Não manda mais mensagens, para de curtir suas postagens e nem mesmo seus stories ele assiste mais. Desapareceu, do nada, como se fosse um fantasma. Já passou por essa situação chata? Pois ela tem nome e se chama, justamente, ghosting

 

Vamos falar sobre o que é dar ghost e como lidar com essa forma totalmente errada de se encerrar uma relação (e que não é legal nem mesmo nos casinhos casuais).

 

ghosting-2

O que é ghosting?

Dar ghosting é uma expressão derivada da palavra ghost que, em inglês, significa fantasma. E a ideia é essa mesma: se referir à situação em que a pessoa com quem alguém se relaciona começa a demonstrar desinteresse até desaparecer completamente. 

 

Se você que está lendo este texto agora já passou por isso e se questionou o que você tem de errado ou por que isso só acontece contigo, olha, temos uma notícia pra te dar: pode acreditar que isso é bem mais comum do que você imagina - e ocorre em todas as idades, viu? 

 

Como saber se você está sendo vítima de ghosting?

São muitos os sinais que podem indicar que o “Gasparzinho” está começando a dar sinais. Vamos a alguns deles para ficar atenta?

 

  • Demorar além do padrão normal já apresentado para responder as mensagens;

  • Não puxar assunto nem alongar as conversas que você começa;

  • Enviar respostas curtas e secas;

  • Sempre argumentar falta de tempo;

  • Parar por completo de fazer qualquer tipo de contato.

 

Impactos do ghosting

Quando se trata de relações afetivas, nunca há apenas uma resposta e por isso é bem difícil explicar por que algumas pessoas praticam o ghosting. Somos complexos e assim também são as nossas formas de nos relacionar. 

 

Mas muita gente acredita que simplesmente desaparecer é o caminho mais fácil para evitar conflitos. Há quem defenda até mesmo que dar ghosting é um favor que se faz ao outro, uma vez que reduzir o contato é menos doloroso do que ter uma conversa definitiva. Será?

 

A verdade é que esse é um tipo de fuga que as pessoas buscam para não enfrentar de frente um problema ou desconforto. No entanto, isso também é um ato de egoísmo, uma vez que gera na pessoa que sofreu o ghosting sentimentos como confusão, tristeza, ansiedade, culpa... 

 

Por mais que um término seja algo difícil, não tem jeito: o diálogo é sempre o melhor caminho. Quando há uma troca sincera, o respeito prevalece e a partir dessa relação pode surgir até uma bonita amizade. 

 

ghosting-3

 

O que fazer para superar?

O sentimento de rejeição nunca é fácil e pode gerar traumas que impactam relacionamentos futuros. O que é preciso entender antes de qualquer coisa é que a culpa não é sua. Não tente racionalizar e encontrar algo que você fez que possa ter levado a outra pessoa a te dar ghosting, tá?

 

Com isso em mente, você precisa encontrar o melhor caminho para cuidar da sua saúde emocional e superar o acontecido. Para algumas pessoas esse caminho pode ser cortar qualquer tipo de contato, para outras pode ser se distrair com as amigas...

 

E se você sentir que essa situação realmente está impactando sua autoestima e o seu emocional, não hesite em procurar ajuda psicológica. Sua saúde mental deve estar acima de qualquer coisa.

 

Conta aqui pra gente, o que você fez ou faria em uma situação de ghosting?

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!