Ilustração de bandeira que representa o gênero fluido

Gênero fluido: um guia para você ficar por dentro

11 de mar de 2024
comentários

Você sabe o que é gênero fluido? Te explicaremos mais sobre esse termo que se refere àqueles cuja identidade de gênero flui. Vem ver!

Você já parou para pensar sobre a representação do + da sigla LGBTQIAPN+? Esse símbolo refere-se às mais diversas denominações e identificações que uma pessoa pode ter em relação ao seu gênero ou sexualidade. É uma forma de dizer que todes estão representados ali e que suas existências são, sim, validadas. E um exemplo de pessoas que podem se ver dentro desse "+" são aquelas de gênero fluido.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Ilustração de perfis de homem e mulher sobrepostos, ilustrando artigo sobre gênero fluido

 

O que é gênero fluido

Provavelmente você já sabe disso, mas bora relembrar o conceito de cisgênero:

 

  • Cisgênero é aquela pessoa que se identifica com o sexo – feminino ou masculino – que lhe foi designado ao nascer.

 

É importante ter claro o conceito de cisgênero para ficar mais fácil entender o gênero fluido.A fluidez de gênero refere-se à mudança em relação à sua própria identidade de gênero ao longo do tempo.

 

Para algumas pessoas, especialmente as mais jovens, permitir-se a fluidez é uma forma de explorar essas possibilidades, antes de definir o gênero com o qual realmente se identifica e que deseja se expressar para o mundo. 

 

Ser gênero fluido também pode significar manter-se fluindo entre os gêneros por toda a vida, e não somente quando se é jovem.

  

Além de o gênero fluido estar representado pelo + na sigla LGBTQIAPN+, vale destacar que ele pode, também, estar enquadrado no colorido guarda-chuva transgênero e não binário

 

Qual é a diferença entre gênero fluido e não binário

As pessoas gênero fluido são aquelas que transitam na fluidez entre o feminino, o masculino e as demais identidades de gênero. Já as pessoas não binárias se identificam com a ausência de gênero

 

Mais uma explicação nesse sentido: uma pessoa transgênero é aquela que, em algum momento da vida, passa a não se identificar com o gênero que lhe foi designado ao nascer, baseado em seus órgãos genitais. 

 

Afinal, qual pronome usar para gênero fluido?

Essa é uma questão um pouco complexa. Isso porque não existe uma resposta única para essa pergunta. Como o gênero pode mudar diversas vezes ao longo da vida, o seu pronome pessoal também pode alternar. 

 

Por isso, o ideal é perguntar para a pessoa como ela gostaria de ser tratada. Ela pode escolher o feminino, o masculino ou, ainda, a linguagem neutra. Esta é uma forma de demostrar respeito e validar a sua identidade. Não custa nada e pode fazer grande diferença para quem é gênero fluido 😉

  

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!