intimus_ilustracao_juntas
O que é e como ser empoderada?
8 de out de 2021

O que é e como ser empoderada?

Kira

Entenda o que isso significa e como ser uma mulher empoderada

Muito se fala hoje sobre a importância de ser empoderada. Você já deve ter ouvido essa palavra por aí, não? Mas, afinal, o que é uma mulher empoderada e como ser assim?

 

Nunca se falou tanto sobre o tema do empoderamento – e isso é ótimo! Empoderamento é consciência da sua posição e do seu valor no mundo, por isso, se você se pergunta como ser uma mulher empoderada, saiba que já deu o primeiro passo. Porque é a sua consciência que promove as mudanças na sua vida e na vida de quem está à sua volta.

Ficou confuso? Calma que a gente explica!


Empoderamento, no dicionário, significa um processo pelo qual as pessoas aumentam a força – espiritual, social, política ou econômica – para promover mudanças positivas nas situações em que vivem. Quando o dicionário fala de empoderamento, fala de grupos que estão vulneráveis e, pela consciência dos seus direitos, conseguem reduzir essa vulnerabilidade, ou seja, diminuir a chance de serem feridos, machucados. Em resumo, é tomar o poder através da consciência.  


 

O que é uma mulher empoderada

Uma mulher empoderada é alguém que tem consciência dos seus direitos em diferentes áreas da vida. Por exemplo: você tem garantido pela lei do nosso país direito à saúde, à liberdade, uma vida plena, salários iguais aos dos homens, de se movimentar livremente e se expressar do jeito que quiser. Esses são apenas alguns dos seus direitos. Por isso, para ser empoderada de verdade, pesquise sobre seus direitos sociais e econômicos e sempre exija que eles sejam cumpridos. Como fazer isso? Lê mais um pouquinho 😊

 

Como ser uma mulher empoderada
O empoderamento é também, além da consciência dos seus direitos, a consciência de si mesma. Por isso é importante, para ser uma mulher empoderada, investir no seu autoconhecimento.


Isso significa se conhecer cada vez mais e se aceitar como você é. Isso é ser empoderada!

 

Olhe para você com os mesmos olhos que você olha para uma amiga. Pare de ter aquela conversa interna, sabe aquela dentro da sua cabeça, que passa o tempo todo apontando tudo o que existe de errado em você. Aceite as suas falhas e tenha gentileza com você mesma. Você é um ser humano que está em eterna evolução e está sempre fazendo o seu melhor.

 

 

Empoderamento também é ter uma boa relação com o seu corpo. É sempre bom a gente lembrar que o nosso corpo é um sistema maravilhoso, que vai muuuuito além da estética. Não se julgue tanto na frente do espelho, porque você não precisa caber em um padrão para ser uma mulher linda. Todos os corpos são perfeitos: os gordos, os magros, os altos, baixos, os que possuem deficiência, e o seu. A beleza está em ser única e ser feliz habitando aquele corpo.

 

Um bom jeito de trabalhar a aceitação do seu corpo para além dos padrões é ter consciência de tudo o que o seu corpo faz por você – ele acolhe você, mantém você viva, respirando, permite que você experimente novas sensações e leva você para todos os lugares que você precisa ir. É um corpo magnífico, e sua beleza não cabe em uma foto ou um vídeo.

Ser empoderada é um exercício diário de entender quem é você – e principalmente entender que você tem valor e direitos.

 

Você pode ser uma mulher empoderada em cada detalhe do dia a dia: quando deixa de se criticar tanto, quando não aceita um relacionamento ruim, quando admira seu corpo pelo que ele é, quando cuida de si mesma, e quando expressa seus sentimentos e suas ideias. O importante é saber do seu poder!

   


Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!

Cadastrar-se