limao-e-menstruacao

Limão faz a menstruação descer?

20 de jan de 2022
comentários

Entenda de uma vez por todas se limão corta a menstruação ou se aumenta o fluxo menstrual. Afinal, o que o limão faz com a nossa menstruação? 

Baratinho, gostoso e refrescante, o limão vai bem com tudo: doce, salgado, comidas e bebidas. Mas você já escutou que ele pode afetar sua menstruação? Para algumas garotas é novidade, enquanto outras ouvem esse "conselho" da mãe e das tias desde que começaram a menstruar. Mas será que é verdade? Será que limão aumenta o fluxo menstrual?

menina

Limão faz a menstruação descer?
Tem gente que indica o consumo de suco ou chá de limão para controlar a menstruação, mas a verdade é que não existe nenhuma evidência científica de que o limão aumente o fluxo menstrual ou faça a menstruação descer mais rápido. Por isso, por mais gostoso que seja o limão, ele não se prova útil nesse sentido.

 

É verdade que limão corta a menstruação?

Ainda não existem evidências de um efeito tão forte assim. Apenas uma pesquisa da UFPR (Universidade Federal do Paraná) estudou os efeitos do limão sobre o fluxo menstrual e ficou comprovado que, como a menstruação é considerada um processo de inflamação, o suco do limão pode reduzir o fluxo menstrual, pois reduz também o processo inflamatório.

Sendo assim, esses estudos preliminares não dizem que o limão corta a menstruação, mas pode, talvez, ter o poder de amenizar um pouco o fluxo forte.

desenho de três meninas interagindo com um limão, uma jarra de suco e um canudo

Pode comer limão menstruada?
Claro que pode! A única coisa que impede você de comer limão é ter algum tipo de alergia ou de condição no estômago. Mesmo com poucos estudos apontando que o limão pode diminuir o fluxo menstrual, ele não chega a ter um efeito impactante na sua menstruação – e não há contraindicação para essa fruta tão gostosa e versátil. Deu até vontade de uma limonada, né?


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!