o-que-nao-pode-fazer-menstruada-1-v2

O que não pode fazer quando está menstruada?

13 de out de 2023
comentários

A menstruação faz parte da vida, mas, mesmo assim, pode gerar dúvidas. Confira o que não se pode fazer quando você está menstruada.

Você já se perguntou se existe alguma coisa que não pode fazer quando está menstruada? Garanto que toda pessoa que menstrua já teve uma dúvida dessa em alguma fase da vida, principalmente porque ainda é comum ter uma certa vergonha de falar sobre esse tema logo nos primeiros anos de ciclo, né?  

 

Imagina como era então no tempo das nossas avós, em que esse era um grande estigma, pouco falado abertamente! Justamente por isso, o tema era cercado de mitos, como não poder lavar o cabelo ou nadar durante a menstruação, só para citar alguns.

 

o-que-nao-pode-fazer-menstruada-2-v2

  

O que não se pode fazer quando está menstruada

O período de menstruação é um momento de cuidado, carinho e auto-observação com você mesma. É muito importante se abraçar nesse momento e, principalmente, encarar o sangramento como algo natural, que vai te acompanhar por grande parte da vida. 

  

É bem verdade que existem algumas coisas, sim, que não se pode fazer menstruada. Mas, calma! Elas não são as que você imagina...

  

4 coisas que não pode fazer quando está menstruada

1) Demorar para trocar o absorvente

Se tem algo que não se pode fazer menstruada é esquecer que você está menstruada e não cuidar do tempo de troca do seu absorvente. Os especialistas recomendam ficar no máximo 4 horas com o mesmo absorvente – mais do que isso você corre o risco de vazamentos, infecções ou a síndrome do choque tóxico (uma infecção grave que acontece raramente com o mau uso de absorventes internos). Se a cabeça não está ajudando e você anda esquecida, vale colocar aquele alarme no celular, tá bom?

  

2) Ir dormir com medo de a menstruação vazar

Muitas vezes deixamos até de fazer uma viagem quando estamos menstruadas ou de dormir fora, porque temos fluxo menstrual intenso e dá aquele medo de vazar a menstruação de noite. Olha, já existem absorventes feitos especialmente para o período da noite – são confortáveis e contribuem muito para uma noite sem vazamentos. Você fica sequinha, segura e preocupada apenas em ter aquele sono da beleza.

  

3) Confundir menstruação com sujeira

Outra coisa que não se pode fazer menstruada é acreditar que a menstruação é suja, porque ela não é. Você deve, sim, prestar atenção à sua higiene pessoal, tomar aquele banho gostoso, e pode inclusive higienizar a ppk entre as trocas de absorvente - com lenços umedecidos, por exemplo. Mas nada de lavar demais, e nem de lavar dentro da ppk (passe sabonete só na vulva, que é a parte externa!). Lave sua ppk sem esfregar, com delicadeza e um bom sabonete íntimo que não agrida a pele. Você não está suja, só está menstruando!

  

4) Deixar de fazer alguma coisa por estar menstruada

Tá aí outra coisa que não pode de jeito nenhum: parar de fazer o que você quiser! Nossas mães e avós muitas vezes ouviram que não podiam fazer coisas menstruadas, como comer ovo, lavar o cabelo, fazer bolo ou ir à piscina durante a menstruação. Mas esse tipo de informação não tem o menor embasamento científico. 

  

O que pode fazer menstruada?

Ainda bem que os tempos mudaram! Por isso, fizemos questão de listar coisas que você pode fazer quando está menstruada:

  

  • Você pode nadar menstruada sempre e o quanto quiser;

  • Tudo bem usar calça jeans, sim! E qualquer roupa que desejar;

  • Fazer exercício físico só vai te trazer benefícios, mas respeite o limite do seu corpo;

  • Sim, você pode fazer sexo menstruada (só não pode esquecer a camisinha, hein? Porque ainda que as chances sejam reduzidas você pode engravidar transando menstruada);

  • Tomar banho de chuveiro e de banheira também seguem normalmente quando a gente está menstruada;

  • Lavar o cabelo menstruada também tá liberado;

  • Cozinhar menstruada sim, você pode!

  

E tudo mais que você quiser. Vamos derrubar os estigmas da menstruação! Mas não esqueça: faça só o que for confortável para você. Se a menstruação estiver chatinha e a cólica incomodar, fique deitada, mais recolhida e se cuide. 

  

Apesar dessas dicas, é menstruando que se aprende que só você pode determinar o que pode e o que não pode ser feito. Seu ciclo, suas regras! 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!