mitos-da-menstruacao-1

Pode lavar o cabelo menstruada? Vem ver 5 mitos sobre menstruação

22 de set de 2022
comentários

Vamos te ajudar a desvendar alguns mitos da menstruação

Apesar de ser um evento que grande parte da população mundial vivencia, a menstruação ainda é envolta de mitos e crenças, muitos deles criados há séculos e perpetuados geração após geração. E a grande razão para esse ciclo continuar é a falta de informação. Um desses mitos é se pode lavar o cabelo menstruada!

 

mitos-da-menstruacao-2

 

Segundo a diretora executiva do UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), dra. Natalia Kanem, ainda hoje a menstruação é alvo de discriminação e humilhação. “Por causa dos estereótipos de gênero que estigmatizam a menstruação como suja, muitas pessoas a vivenciam com vergonha e sem acesso aos recursos necessários para gerenciar sua saúde menstrual com segurança”, disse ela.

 

Para que qualquer tema deixe de ser um estigma é preciso falar sobre ele. Quanto mais discutimos algo, mais aprendemos sobre e, assim, velhas lendas finalmente ficam para trás.

 

Por exemplo: quem já ouviu da avó ou alguém mais velho que não pode lavar cabelo menstruada? Será que realmente faz sentido essa afirmação? Vamos desvendar isso agora mesmo!

 

Conheça 5 mitos sobre menstruação.

 

1. Não pode lavar o cabelo menstruada

Por que não poderia lavar o cabelo na menstruação? O banho que você toma não tem relação alguma com o seu ciclo menstrual e olha, água quente ajuda a relaxar, alivia as cólicas e você pode se sentir até melhor com um banho gostoso de corpo inteiro (e cabelo!). Essa história de que não pode lavar o cabelo menstruada é um mito muito antigo, mas que não tem razão científica. Então, pode seguir lavando seu cabelo, amiga!

 

2. É mais fácil engordar no período menstrual

Menstruação engorda? Nada disso! O que geralmente ocorre são inchaços na TPM por retenção de líquidos - nos dias que antecedem a menstruação. Mas isso acontece por causa do aumento da produção dos seus hormônios. Nada de se preocupar com peso ou fazer dieta, beleza? Preocupe-se em estar bem alimentada e hidratada para se sentir melhor em um momento que seu corpo precisa de cuidado.

 

3. A menstruação tem sempre que durar 7 dias

Cada corpo é único, bora lembrar sempre disso! Logo, cada ciclo menstrual pode ter uma duração, que nem sempre é de 7 dias. Muitas mulheres menstruam por 3, 4, 5 dias, ou até por mais tempo. O importante é você se observar e notar ao longo do tempo qual é o padrão para você. E aí, a partir dessa auto-observação, vai conseguir perceber quando alguma coisa sai da normalidade, para, se for o caso, consultar um médico. Usar o calendário menstrual é uma boa para conhecer melhor o seu ciclo.

 

4. A cor do sangue menstrual tem que ser sempre a mesma

Negativo! É supernormal a cor do sangue mudar ao longo dos dias da menstruação, podendo variar entre vermelho vivo, vinho, marrom-claro, marrom-escuro ou até um tom rosado. Aqui, nesse outro artigo sobre cores da menstruação, te explicamos melhor o que cada alteração representa.

  

mitos-da-menstruacao-3

5. Transar durante a menstruação não engravida

É possível ficar grávida quando estamos menstruadas? Na real, tem chances, sim – principalmente se sua menstruação for longa, durar 7 ou 8 dias, por exemplo, ou se o seu ciclo menstrual for curto ou irregular. Em um ciclo curto, por exemplo, você pode começar a entrar no período fértil ainda menstruada. Existem, sim, casos de mulheres que engravidaram menstruadas, por isso o melhor é sempre usar um método contraceptivo se você não pensa em ter um bebê agora. O preservativo é sempre uma boa pedida, porque, além da gravidez, ele previne contra ISTs, as infecções sexualmente transmissíveis.

  

Viu só? Os mitos da menstruação se espalham por falta de informação. E uma boa forma de combater isso, além de visitar o seu ou a sua gineco regularmente para tirar dúvidas, é se olhando, se tocando e percebendo cada detalhe do seu corpo. Entender os sinais que ele manda é superimportante para conhecer, cada vez mais e melhor, a sua ppk e o seu ciclo menstrual. Que tal compartilhar esse artigo com as amigas e derrubar os mitos da menstruação que ainda existem por aí?

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!