vacina

Você sabia que existe uma vacina para HPV? Entenda melhor

20 de out de 2021
comentários

A vacina de HPV é uma inovação que veio para proteger as meninas desse vírus que infecta cerca de 80% das mulheres do mundo em algum momento de suas vidas. Saiba mais sobre a vacina de HPV 

Já existe uma vacina de HPV, um vírus que é coisa séria. HPV é a sigla em inglês para papilomavírus humano, um vírus capaz de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar a região da ppk ou ânus.

 

A infecção pelo HPV se dá pelo contato sexual e é bastante comum, e o vírus infecta cerca de 80% das mulheres do mundo em algum momento de suas vidas.

 

desenho de uma vulva feminina com uma lupa aproximando sobre os lábios

 

As meninas que pegam o HPV em uma relação sexual podem ter feridinhas na região da ppk ou ânus, só que em poucas garotas essas feridinhas são mais resistentes e acabam permanecendo ali – e é nesses casos que a coisa é mais preocupante.

 

As lesões persistentes costumam ser das variações do vírus que têm tendência a gerar câncer. Esse câncer pode se desenvolver na boca, na ppk ou no útero (e também no pênis dos meninos). Por isso a gente sempre recomenda a visita regular ao ginecologista, além de conhecer bem o seu corpo, assim você percebe qualquer feridinha ou alteração – não tenha medo de se olhar, vale até pegar o espelhinho para ver melhor a ppk. É uma experiência bacaba, garanto 😉

 

A vacina de HPV

A vacina contra o HPV fornece imunidade, ou seja, deixa o corpo mais resistente a esse vírus, e é uma ferramenta de prevenção do câncer. Inclusive, ela gera mais imunidade do que as pessoas que já tiveram o vírus podem desenvolver, tornando a vacina ainda mais importante, porque dá uma proteção forte e de longo prazo contra o HPV.

 

desenho de uma menina com as mãos na barriga fazendo um coração com as mãos

 

Vacina de HPV se toma em qual idade?
A vacina de HPV quadrivalente pode ser tomada por mulheres de 9 a 45 anos, mas como ela funciona menos em quem já foi exposta a alguma variação do vírus, o foco dos órgãos de saúde é vacinar meninas de 9 a 14 anos – que ainda não começaram a vida sexual e não entraram em contato com o HPV.

 

Onde tomar a vacina de HPV?

Você pode tomar a vacina em uma rede particular ou até mesmo pelo SUS. Converse com seus pais e com seu ginecologista – a vacina do HPV tomada até os 14 anos é um investimento no futuro da sua saúde.

Proteja-se, você é a pessoa mais importante da sua vida 😉   




Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!