primeiravezgineco

Saiba tudo sobre a primeira vez no ginecologista

15 de out de 2021
comentários

Entenda como é ir ao ginecologista pela primeira vez

É normal que a gente fique ansiosa para saber como é ir no ginecologista pela primeira vez. A primeira consulta realmente é inesquecível, mas não precisa ser desconfortável! Vamos falar aqui sobre o que esperar da sua primeira vez no ginecologista.

 

desenho do quadril de uma mulher com absorventes e calcinhas ao seu redor

 

Primeira vez no ginecologista: o que o médico faz?
Na sua primeira vez o médico ou médica vai fazer perguntas para conhecer você melhor. Em geral, vai perguntar sua data de nascimento, sua altura, seu peso e qual é a data da última menstruação. Se você não souber de alguma dessas informações, não se preocupe, isso não será um problema.

 

Primeira consulta ao ginecologista: como devo ir?

Vá com uma roupa confortável. Na maioria das vezes o ginecologista vai precisar examinar você – e não se preocupe, é bem rápido! O médico vai oferecer um roupão ou camisola hospitalar para você usar durante o exame.

Como é o exame ginecológico?
Nem todas as consultas obrigatoriamente passam por um exame ginecológico, mas provavelmente a sua primeira terá um. E olha, não precisa sentir vergonha, porque é um exame muito importante para a sua saúde.

O exame ginecológico é feito com você deitada na maca e com os pés sobre um suporte, é indolor e dura menos de 10 minutos. Super rápido mesmo!

 

O médico vai examinar a parte externa da sua vagina e depois a parte interna, que é formada pelo colo do útero e o canal vaginal. Na examinar a parte interna, pode ser que o médico (ou a médica) colha material (uma secreção que existe dentro da ppk) com um cotonete para o exame papanicolau, que é um exame preventivo de colo de útero.

 

Em seguida, é provável que você passe por um exame de toque nas mamas, para verificar a presença de nódulos. Nesse exame, supersimples, o médico ou médica vai pressionar levemente o seu seio com as mãos. Tudo isso é feito sempre com a sua autorização e apenas se você estiver confortável.

 

Não se preocupe com estar depilada, os médicos nem ligam para isso, porque quanto mais natural e confortável você estiver, melhor. A primeira consulta também é um ótimo momento para levar suas dúvidas sobre higiene íntima, menstruação, tensão pré-menstrual e métodos contraceptivos (aqueles para prevenir gravidez). Não tenha vergonha de fazer perguntas.

desenho de uma médica ao lado de uma figura do sistema reprodutor feminino

 

O que o ginecologista não pode fazer?
Se você estiver desconfortável ou com vergonha, o ginecologista não pode obrigá-la a fazer o exame ginecológico. É perfeitamente normal que a sua primeira consulta seja apenas uma conversa para entender o seu histórico e seus hábitos. Tá tudo certo!

O ginecologista também não pode dispensar seu acompanhante, a não ser que você peça por isso. Então, se quiser que sua mãe saia da sala, também tá tudo bem. É comum o médico (ou médica) perguntar se você quer que ela fique ou saia.   

 

A primeira vez ao ginecologista é muito mais tranquila do que parece, o importante é ir sem vergonha para falar de você, tirar dúvidas e estabelecer uma relação com o médico ou médica. Aproveite esse momento para cuidar de você!

Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!