desenho de uma cintura feminina com diferentes tipos de flores

O guia definitivo do corrimento

24 de nov de 2021
comentários

Corrimento é um acontecimento comum na vida das mulheres. Entenda de vez o que é corrimento e tire todas as suas dúvidas

Vamos direto ao ponto: corrimento é uma secreção que sai da sua ppk. Qualquer secreção. Quando você se pergunta o que é corrimento, pense em qualquer umidade que sai e que você percebe na sua calcinha. Nem sempre o corrimento é sinal de que alguma coisa está errada. Na maioria das vezes você terá uma umidade natural na ppk e o corrimento será sinal de que ela está funcionando com saúde, lubrificada e umedecida.

 

Então, primeira coisa: não encane com toda secreção que sai da vagina, ok?

 

desenho do quadril de uma mulher com difentes balões com bactérias saindo da calcinha


Mas é verdade também que o corrimento pode significar muitas coisas, desde apenas uma movimentação natural da umidade da sua ppk, como falamos, equilibrando as bactérias e o PH dela, ou talvez alguma doença ou infecção.

 

Por isso, é tão importante conhecer um pouco mais sobre as cores do corrimento e o que elas podem significar.

 

Quais são os tipos de corrimento normais, não relacionados a doenças?

O corrimento vaginal fisiológico, o "normal", por assim dizer, que não tem relação com infecções, pode ser desde transparente até branco, e ele varia na textura. É possível perceber que ele muda de consistência ao longo do ciclo menstrual, passando de líquido, aquoso, elástico, clara de ovo, leitoso e até parecendo uma pomada. O corrimento normal fisiológico faz parte da vida de toda mulher, então não precisa se constranger porque sai secreção da sua ppk. O que pode ser legal, se fizer sentido pra você, é ter sempre a mão um protetor diário para trocar no meio do dia e se sentir fresquinha 😊

 

O corrimento que engrossa, mas não apresenta cheiro (no máximo um odor suave) não costuma a ser motivo de incômodo e nem de preocupação.

 

Corrimento anormal

O corrimento pode sofrer alterações e aí sim estar relacionado a vaginites, que são as infecções causadas por bactérias ou fungos na ppk. O corrimento alterado também pode acontecer pela presença de algum elemento estranho na ppk ou por uma mudança hormonal como a menopausa.

 

Nesses momentos, as cores e a espessura da secreção podem variar de acordo com a causa. Então, o corrimento pode ficar esbranquiçado, cinza, marrom, amarelado e apresentar diferentes texturas – desde cremoso até em flocos.

 

Se o corrimento deixar de ser transparente ou branco sem cheiro, é o momento de procurar um médico.

 

desenho de uma calcinha rosa com flores saindo dela

 

Por isso, o mais importante é sempre estar de olho na sua ppk. O que a gente sempre fala aqui é para não ter medo ou vergonha de se tocar, se olhar e até de cheirar os fluidos que saem de você. Isso é importante, porque você é a maior protetora da sua saúde, e, ao se conhecer bem, vai perceber quando algo não está normal.

 

Se o corrimento arder, mudar de cor ou cheiro, procure uma ginecologista. Pode não ser nada grave, às vezes você vai precisar de uma pomadinha, mas só o médico pode indicar o tratamento. A automedicação não é legal. Sem a ajuda de uma ginecologista, você pode acabar piorando uma doença simples, então sempre procure um médico quando perceber que algo está diferente do normal. 

Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!