desenho do quadril de uma mulher com difentes balões com bactérias saindo da calcinha

Como saber se tenho DST (ou IST)

8 de out de 2021
comentários

Entenda quais são os sinais e sintomas mais comuns da DST

Sempre precisamos ficar atentas aos sintomas de DST feminina, as famosas doenças sexuais transmissíveis. E isso é mesmo importante! Mas, vale você saber que hoje as DSTs são mais conhecidas como ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), justamente porque a nomenclatura IST destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo não apresentando sinais e sintomas. Agora, a pergunta que não quer calar: como saber se tenho DST (ou IST)?


Vamos te ajudar nessa 😉, te mostrar como identificar alguns sinais e sintomas mais comuns da DST, mas vale lembrar que visitar o seu médico regularmente, assim como fazer exames de rotina para poder monitorar a sua saúde, é superimportante. Até porque muitas ISTs não vão deixar sinais – ou os sinais só vão aparecer quando a infecção estiver muito evoluída - e ninguém quer isso, certo, menina?

 

desenho de uma vulva feminina com uma lupa aproximando sobre os lábios

 

Quais são os sinais e sintomas mais comuns da DST?

Dependendo do tipo de infecção ou se ela está no começo ou mais avançada, a DST ou IST pode aparecer na forma de feridas/machucadinhos na sua ppk, corrimentos e verrugas, entre outros possíveis sintomas, como dor na região pélvica (a parte mais baixa da barriga) e sentir arder quando faz xixi.


Agora, vamos aos nomes de algumas DSTs ou ISTs:

· Herpes genital

· Sífilis

· Gonorreia

· Tricomoníase

· Infecção pelo HIV

· Infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV)

· Hepatites virais B e C

· Infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV)

 

É bastante nome complicado, né não? Mas o que você mais precisa saber é como identificar essas infecções. Normalmente, elas aparecem no órgão genital mesmo - a sua ppk ou, no caso dos meninos, no pênis. Mas a infecção também pode aparecer em outras partes do corpo, como as palmas das mãos, olhos e língua. Vai vendo...

 

desenho de uma calcinha com um protetor interno com uma mancha e uma lupa com desenhos de bactérias e germes dentro

 

Entenda melhor ainda os sintomas das DSTs, de acordo com informações do Ministério da Saúde:

 

Corrimentos: Apesar de ser um sintoma comum de IST e DST, o corrimento vaginal também pode aparecer por outras razões, não relacionadas a uma DST, como a vaginose bacteriana e a candidíase vaginal, que são outros probleminhas que podem aparecer na sua ppk. Então, se aparecer um corrimento por aí com cheiro forte ou uma cor diferente da habitual, é bom checar com o médico.

 

Feridas: Os machucadinhos aparecem nos órgãos genitais (ppk ou pênis) ou em qualquer parte do corpo (!), com ou sem dor. Os tipos de feridas são muito variados e têm nomes diferentes - vesículas, úlceras e manchas, entre outros. Claro que você não vai saber que tipo de ferida apareceu, mas se viu um machucadinho na ppk, é bom visitar o médico.

 

Verrugas anogenitais (na ppk ou no ânus): Bom, essas aqui, que podem aparecer na "parte da frente ou de trás", são causadas por um bichinho de nome Papilomavírus Humano (HPV). São verrugas que podem se parecer com uma pequena, bem pequena, couve-flor, quando a infecção está em estágio avançado. Em geral, não dói, mas pode dar irritação ou coceira. De novo, hora de ir ao médico.

 

Existem também infecções que não vão ter sintomas e nem corrimentos, por isso, o ideal é você observar sempre o seu corpo durante a sua higiene pessoal, para conhecer o seu normal a ponto de saber quando algo sai do normal, entende?

 

Percebendo alguma mudança na sua ppk, procure um médico. DST é coisa séria! Se cuide, e proteja-se usando preservativos.  

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!