Ilustração de mulher de cabelos escuros e longos. Ela veste blusa rosa de manga comprida. Ao seu redor ícones que simbolizam emoções que podem ser sentidas na TPM

Sintomas da TPM: uma lista de tudo o que pode aparecer

8 de abr de 2024
comentários

Sintomas físicos como cólicas e inchaço até sintomas emocionais como irritabilidade e ansiedade, aprenda sobre as possíveis manifestações da TPM e como lidar

Cada pessoa que menstrua sente a tensão pré-menstrual, a famosa TPM, de um jeito. Para algumas, é uma fase supertranquila, enquanto para outras é o pior momento do mês, porque surgem os chamados sintomas da TPM.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Como seres complexos que somos, os sintomas da TPM também podem variar de ciclo para ciclo, nos surpreendendo nas manifestações e intensidades. Vamos falar, agora, sobre os sintomas da TPM mais comuns e como aliviá-los, quando derem os primeiros sinais.

 

Ilustração de mulher praticando yoga. Ela veste calça verde e blusa rosa, tem o cabelo preso em um coque. Fazer yoga, atividades físicas e meditar são recomendações para aliviar os sintomas da TPM

 

Afinal, quais são os sintomas da TPM?

Para você ter uma ideia, atualmente, cerca de 150 sintomas da TPM são conhecidos pelos cientistas. Eles costumam se dividir entre físicos, emocionais e comportamentais. Vamos listar os principais e você dá o check em quais costuma sentir. Quer uma dica? Aproveite para deixar registrado no seu calendário menstrual de Kira. Para acessá-lo, basta se cadastrar aqui no site.

 

Sintomas físicos da TPM

Para começar, vamos listar os sintomas físicos da TPM mais comuns, que são aqueles que podemos sentir no nosso corpo: 

 

 

Sintomas emocionais e comportamentais da TPM

Vamos, agora, aos sintomas emocionais e comportamentais da TPM que, muitas vezes, atingem não apenas a gente, como também afetam aqueles com quem convivemos: 

 

 

7 técnicas para reduzir os sintomas da TPM

Por mais incômodos que sejam os sintomas da TPM, muitos deles podem ser aliviados com alguns hábitos simples. Mas a dica maior é incluir esses hábitos no seu dia a dia, independentemente da fase do seu ciclo, porque é no longo e médio prazo que eles fazem mais efeito. São eles:

 

  • Praticar alguma atividade aeróbica, como caminhada, corrida ou natação, de forma regular;

  • Manter uma boa rotina de sono;

  • Incluir alguma atividade que te relaxe, como yoga, meditação, exercícios respiratórios, massagem...

  • Adotar uma dieta rica em carboidratos complexos, como grãos integrais, que proporcionam uma maior saciedade, reduzem o desejo por doces e regulam o intestino. Também inclua na sua rotina alimentar vegetais verdes;

  • Hidratar-se bem;

  • Reduzir a ingestão de gordura, sal e açúcar;

  • Evitar cafeína e álcool.

 

Quando a TPM é considerada grave?

É preciso ter em mente que os sintomas da TPM não devem ser intensos a ponto de atrapalhar a sua qualidade de vida, impactando nas suas relações e atividades cotidianas. 

 

Se você perceber que esse período está afetando a sua rotina, não hesite em procurar um médico. Uma consulta mais aprofundada pode detectar que você talvez não tenha uma simples TPM e, sim, algo chamado Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM).

 

A TDPM é considerada a forma mais grave da tensão pré-menstrual. Além dos sintomas físicos, como cólicas intensas, o transtorno também pode gerar alta irritabilidade e tristeza. Muitas vezes, essas manifestações emocionais são tão intensas que são confundidas, de forma errônea, com ansiedade ou depressão. 

 

A principal causa que pode estar associada a essa condição é a queda abrupta dos hormônios progesterona e estrógeno, alguns dias antes de a menstruação descer. Essa redução dos hormônios afeta um sistema de neurotransmissão que ajuda a controlar a ansiedade. 

 

Para ajudar no diagnóstico e tratamento da TDPM ou outra causa dos sintomas graves da TPM, é super importante que você registre todos os sinais desse período em diferentes ciclos. Por isso, anote no seu calendário menstrual de Kira cada alteração que perceba no seu corpo ou no seu humor, relatando, inclusive, a intensidade e duração de cada sintoma. Para acessar o calendário menstrual basta se cadastrar aqui no site - é gratuito!

 

A partir desse registro, o ginecologista será capaz de indicar o melhor tratamento para a sua situação, considerando o seu perfil, histórico e estilo de vida

 

Sempre converse abertamente com seu médico e peça ajuda, ok? Não guarde essa angústia pra você. A menstruação é algo natural e que vai fazer parte da sua vida por muitos anos, por isso é preciso ter uma relação tranquila com ela!

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias  de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!