desenho da parte do quadril de uma mulher, com um coração rosa

Dignidade menstrual: uma proposta de Intimus® e do Governo de São Paulo

25 de out de 2021
comentários

Dignidade íntima: como Intimus® está combatendo a pobreza menstrual

A menstruação é um evento cotidiano e natural na vida de todas as mulheres. Mas, apesar de ser tão comum, ainda carrega estigmas, desinformação e muitas mulheres e meninas ainda sofrem com a pobreza menstrual.


Pobreza menstrual é a falta, no período menstrual, de itens básicos como absorventes, informação e apoio. Atualmente, as meninas que sofrem de pobreza menstrual perdem até 45 dias letivos por conta do problema.

 

desenho de um protetor diário

Na falta de absorventes e de um ambiente com saneamento básico, elas tentam alternativas como papel, jornal, folhas, paninhos e qualquer paliativo que contenha o sangue. Essas práticas apresentam riscos para a saúde física e emocional dessas meninas, e atrapalham seu pleno desenvolvimento.

 

Muitas vezes as percepções negativas, vergonha, falta de acesso a itens de higiene e educação menstrual comprometem o acesso de meninas e mulheres às escolas, prejudicando seu futuro. Veja algumas iniciativas da parceria de Intimus® com o Governo do Estado de São Paulo para apoiar meninas e promover a dignidade menstrual:

 

desenho de uma cintura feminina com diferentes tipos de flores

 

Menstruar é lindo!

Intimus® entende que a menstruação não deve ser uma barreira para que meninas e mulheres realizem o que desejam. Nosso propósito é lutar contra os estigmas da menstruação, promover o diálogo sobre o tema na sociedade e contribuir para o progresso feminino.

 

Recursos de informação

Informação resolve mais problemas do que imaginamos. É por isso que investimos em conteúdo sobre o tema, em linguagem simples e acolhedora, que você encontra no nosso site e redes sociais. Fornecemos informações e materiais sobre menstruação, higiene menstrual, saúde íntima e pobreza menstrual. Além disso, distribuímos cartilhas sobre o ciclo menstrual e menstruação nos colégios da rede estadual.

Nossa missão

Questionar os estigmas, garantir o acesso à educação e abrir portas para as meninas!  Nosso propósito é ensinar e conscientizar meninas e mulheres sobre a menstruação e ensiná-las a combaterem os estigmas existentes em torno do tema. Garantir que as meninas da comunidade tenham acesso à educação nas escolas, absorventes e apoio de seus pares e professores.

 

Bora pra ação

Junto com  a Plan International, doamos 1,88 milhão de absorventes para comunidades do Nordeste e de São Paulo em 2020, além de cartilhas sobre higiene menstrual, e 2,5 mil consultas online. No ano de 2021 serão doados 900 mil absorventes para a rede estadual de ensino de São Paulo, além da oferta de conteúdo gratuito e da Calculadora Menstrual de Kira – que pode ajudar todas as meninas a entender seu ciclo menstrual, com informação e acolhimento.

 

Dignidade menstrual é um direito de todas as mulheres, e Intimus® e o Governo de São Paulo estão junto com você neste projeto. Seu ciclo é um orgulho, ele não impede você de fazer nada. 

 

infográfico sobre pobreza menstrual

Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!