colica-fora-do-periodo-menstrual-1

Cólica fora do período menstrual. O que pode ser?

21 de dez de 2022
comentários

A cólica fora do período menstrual pode ser um sinal de ovulação, se tiver intensidade leve e for lateralizada. Entenda melhor

Sentir um pouco de desconforto e dor durante a TPM e a menstruação é bastante comum, a gente ouve muito por aí. Mas e quando rola cólica fora do período menstrual? Será que é normal? Bom, em alguns casos, é preciso investigar, pois pode ser um recado do corpo de que existe algo acontecendo ali para você prestar atenção. 

 

colica-fora-do-periodo-menstrual-2


Cólica depois da menstruação é normal?

Segundo a ginecologista Rebeca Gerhardt, a cólica fora do período menstrual costuma ser consequência da ovulação. Ela ocorre mais ou menos na metade do ciclo, que tem de 21 a 35 dias – e o calendário menstrual pode te ajudar nesse monitoramento. A dor da ovulação em geral é leve e localizada de um dos lados do abdômen, afinal, a gente ovula só de um lado. A cada mês, um dos ovários libera um óvulo para ser fecundado por um espermatozoide e, quem sabe, virar um bebê.

 

Essa dor pode se manifestar como uma pontada ou uma cólica leve. Nem todas as mulheres têm essa sensibilidade, mas se você tem, não há nada para se preocupar.

 

Quando a cólica fora do período menstrual é preocupante?

As cólicas fora do período menstrual devem ser observadas com mais cuidado e com a ajuda de um profissional quando são dores muito intensas, frequentes e vêm acompanhadas de outros sintomas, como: 

 

 
  • Tontura; 

  • Febre ou calafrios.

 

 

Nessas situações, é bom procurar o médico. Pode não ser nada, mas vale a pena checar, porque pode ser alguma condição como endometriose, cistos no ovário, ou a doença inflamatória pélvica – que é uma inflamação que começa na ppk mas afeta o colo do útero, o útero, trompas e ovários. 

 

A dra. Rebeca destaca que as mulheres que usam métodos contraceptivos hormonais que bloqueiam a ovulação, como pílula anticoncepcional, dispositivo intrauterino (DIU), implante subcutâneo e anel vaginal, não ovulam e, portanto, não devem sentir a cólica da ovulação. Nesses casos, se você notar alguma dor estranha, como uma cólica depois da menstruação ou fora do período menstrual, atenção redobrada.

Nem tudo é culpa do útero, da ppk ou dos ovários

A dra. Rebeca brinca que nem todo mal-estar é culpa do sistema reprodutor feminino 😂. Nós, mulheres, estamos acostumadas a associar qualquer dor cíclica com o período menstrual, e quando se trata de um desconforto que se repete todos os meses, costuma ter a ver com isso mesmo. E tá tudo certo, afinal, menstruar é super saudável e natural! Quando incomoda demais, é caso de conversar com o médico para encontrar um tratamento, é claro.  

 

colica-fora-do-periodo-menstrual-3 

 

Mas, às vezes, a dor que você está sentindo na região do abdômen não é cólica menstrual, mas sim uma dor de barriga mesmo ou até gases. Por isso, é tão importante conhecer o próprio corpo e ficar sempre de olho nos sinais. Se você perceber alguma dor atípica ou estranha, é importante consultar o médico para entender de onde vem o problema.

 

Não tenha vergonha de pedir ajuda, você não precisa passar pela dor e pela preocupação sozinha! A cólica fora do período menstrual, em si, não é um motivo de preocupação. Mas se ela estiver intensa demais, desconfie, e vá para o médico. Cuide-se bem, a sua saúde é preciosa😉.

 

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

 

Dra. Rebeca Gerhardt

Ginecologista e obstetra formada pela Universidade Estadual de Londrina – sua cidade natal – compartilha todo seu conhecimento médico com Kira e suas leitoras. Fala sem estigmas sobre saúde íntima, sexualidade, cuidados com a ppk e autoestima.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!