idadevirgindade

Tem idade para perder a virgindade?

25 de out de 2021
comentários

Você já se perguntou com quantos anos pode perder a virgindade?

A adolescência é um momento de muitos dilemas, como bem sabemos, e a idade certa para perder a virgindade é um deles. Para a geração atual, então, não está nada fácil. Além de tudo o que todos os adolescentes passam, ainda temos a hiperconectividade e as redes sociais.

 

Pensa assim: a sua avó passou pela adolescência sem acompanhar tão de perto a vida dos outros pelo Instagram ou o Tik Tok. Hoje, as redes sociais dão a sensação de que todo mundo parece ter uma vida amorosa melhor, mais bonita e mais ativa. Você não acha isso às vezes?

 

desenho de um casal heterosexual se abraçando

 

Quando começamos a nos relacionar, é natural ficar se comparando com as amigas, principalmente as que já têm uma vida sexual ativa, enquanto nos perguntamos com quantos anos se pode perder a virgindade.

 

É uma fase intensa da vida: estamos vivendo um milhão de coisas novas, os hormônios estão bombando – assim como o nosso medo de engravidar ou pegar alguma DST.

Se você está se perguntando sobre a idade certa para perder a virgindade, saiba que a resposta está dentro de você. Mas existem algumas perguntas que você pode se fazer para chegar a uma conclusão. Vamos pensar nelas?

 

1) Eu estou com vontade de perder a virgindade?

Este é o primeiro passo. Você sente vontade de transar ou na verdade está se sentindo pressionada para não ser mais virgem? Se todas as suas amigas já transaram e você não, isso, por si só, não é motivo para dar esse passo. Fazer qualquer coisa por pressão do grupo ou do parceiro pode não ser muito legal. Então, pare por um momento e se pergunte: eu tenho vontade de transar pela primeira vez agora? Ou é uma necessidade que eu criei pra fazer parte da galera ou manter o namoro? Isso nos leva à próxima pergunta.

 

2) Eu achei o parceiro ou a parceira certo/a?

Sua primeira vez é um momento especial, que você vai lembrar para sempre. Isso não quer dizer que a primeira transa precisa ser elaborada ou ensaiada, muito menos com um príncipe ou princesa encantado ou com o amor da sua vida. Mas a sua primeira vez precisa ser, acima de tudo, tranquila e com uma pessoa que te respeite. Então, vamos direto ao ponto: um crush que faz pressão para você perder a virgindade não está te respeitando, entende? Entenda se você quer perder a virgindade por vontade própria, mas principalmente, se quer perder com aquela pessoa específica.

 

desenho de diferentes métodos contraceptivos: camisinha, pílula, DIU, etc

 

3) Eu estou pronta para as consequências do sexo?

Sexo é coisa de gente grande, ponto. Sabe por que tem gente que fala isso? Porque as consequências de fazer sexo são muuuito adultas: você se expõe para a outra pessoa, fica vulnerável, sente um monte de coisas que nunca sentiu, pode engravidar, pode pegar uma doença. Para estar pronta para as consequências do sexo, é bom ter um bom diálogo com os pais dentro de casa, ir ao ginecologista regularmente (tipo uma vez ao ano) e conhecer métodos contraceptivos. E ter muito claro na sua cabeça que sempre se deve transar com camisinha! Mesmo na primeira vez você pode engravidar ou ficar doente – e ainda têm um bônus em usar a camisinha: o preservativo vem lubrificado e pode te ajudar na hora H, deixando tudo mais tranquilo.  

 

Mais do que uma idade certa para perder a virgindade, se pergunte se é o momento certo para você. Você consegue conversar tranquilamente com seu parceiro/sua parceira e usar camisinha sem problemas? Você se sente respeitada na relação, inclusive pra se negar a perder a virgindade até estar pronta? Lembre-se também de que transar tem muitas coisas boas, cria conexão com o/a parceiro/a e com você mesma, te dá prazer.  Considere essas questões e não tenha pressa: a hora certa é sempre a sua hora certa!

Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!