desenho de um quadril feminino com alguns riscos ao redor

Vida sexual durante o ciclo - informações e dicas de saúde

2 de ago de 2021
comentários

Vem com a Kira aprender sobre saúde durante o Ciclo Menstrual. Entenda sobre o sexo e a vida sexual durante o Ciclo, dicas de saúde para você. Confira!

Falar do ciclo feminino não é falar apenas da menstruação, mas também de tudo que envolve esse período, incluindo as variações de hormônios, o estigma da vida sexual e uma série de outras coisas. Biologicamente falando, nosso ciclo tem, entre seus principais objetivos, a reprodução da espécie, assim como de todas as outras espécies animais e vegetais do planeta. Claro que, em nós humanas, os hormônios têm outras funções tão importantes quanto, mas esse é assunto pra outra conversa. 

 

Nessa conversa, vamos falar primeiro da sua libido, porque ela também tem influência dos hormônios que controlam nosso ciclo. Na fase folicular, quando você está menstruada, ela está baixa (apesar de ter quem goste de fazer sexo nessa época), e vai aumentando até a fase ovulatória, quando o seu sistema reprodutor está preparando o óvulo, até cair novamente na fase lútea, o momento que o útero está pronto esperando o possível óvulo fecundado. 

 

Sim, a nossa libido, teoricamente, está diretamente conectada ao momento do corpo de receber um novo embrião. Isso não significa que vai acontecer todos os meses, nem que você vai literalmente se sentir com vontade de fazer tudo relacionado a sexo com a mesma vontade de fazer xixi depois de tomar dois litros de água. Na fase lútea pode acontecer a temida TPM, o que pode atrapalhar sua noite romântica se a data coincidir. 

 

Sobre o sexo em si, além do cuidado que você sempre precisa ter com ISTs e gravidez não planejada usando preservativo, durante a sua menstruação a lubrificação está em alta, mas isso também pode aumentar suas chances de uma infecção vaginal ou qualquer outra IST. Também existe a chance de engravidar se fizer sexo desprotegido, mesmo que seja bem pequena, então é sempre bom ter cuidado, ok? Se você quer fazer sexo durante o período menstrual, um banho antes pode resolver - e inclusive fica a deixa para o convite ser estendido à sua companhia, que tal? O sabonete Intimus é a companhia perfeita para esse encontro a três - assim como usar uma toalha na cama para proteger o colchão e evitar qualquer acidente. 

 

Se a gravidez não está nos seus planos para o futuro, o período fértil também precisa de atenção: dependendo da duração do seu ciclo, ele vai acontecer logo depois da menstruação. Muita gente acha que, passado essa etapa do seu calendário menstrual, as chances de engravidar diminuem, mas a verdade é que elas aumentam bastante exatamente por coincidirem com o período fértil. E você, que é muito bem informada, não vai se deixar enganar nem nada do gênero e vai se cuidar o mês todo. ;)

 

desenho de um casal heterosexual se beijando

 

E se, durante a menstruação, você resolver diversificar as coisas e testar o sexo anal, os conselhos são: lubrificante e preservativo. O lubrificante é necessário porque, apesar de ser uma região com muitas terminações nervosas, a natureza não foi tão generosa com a questão de lubrificação nessa área, e por isso ele é mais necessário para quem quiser curtir essa diversão. E o preservativo é essencial porque, obviamente, essa região tem bactérias que podem prejudicar a flora da vagina e vulva - sem contar que, por ser uma área com menos lubrificação, as chances de contaminação também aumentam. Não esqueça que essa área é mais delicada e sensível, e por isso, você precisa ir com muito mais calma e forçar a barra nesse caso pode, literalmente, te machucar bastante. A dica de ouro é: sentiu dor, pode parar, porque não tem problema nenhum nisso, ok?

 

Sim, fazer sexo durante a menstruação é algo totalmente possível e tem quem goste muito de aproveitar essa época do ciclo. Pode precisar de mais cuidados e atenção, mas você pode se surpreender com as sensações que a experiência proporciona. Claro que você pode não se sentir disposta a fazer isso - e ter motivos de sobra pra isso, da indisposição dos hormônios às cólicas. Caso você decida fazer e mesmo assim sentir dor, precisa procurar sua (ou o seu) médica, porque não deveria sentir e pode ser algo a ser investigado. Mas se também achar que não é para você e que é melhor esperar a menstruação acabar, tá tudo bem. O que importa é se sentir confortável para o sexo - que é algo bom e não deveria gerar qualquer sentimento ruim, ok?

 

Caso você tenha ouvido qualquer comentário relacionando seu fluxo menstrual à sujeira ou algo que fizesse mal à saúde, pode classificar como fake news na hora! Porque ele é mais um fluido do nosso corpo, assim como a saliva, o suor ou até mesmo o líquido que produzimos quando temos um orgasmo (homens ou mulheres), a única coisa que muda é a cor. Não tem nada de errado com ele, nem como entrar em contato com ele de qualquer forma, inclusive durante o sexo. 

 

Em caso de dúvida, dor ou qualquer imprevisto, sua médica (ou o seu ginecologista) podem te ajudar - sim, esses profissionais cuidam da sua saúde "reprodutora", mas também estudaram muito e cuidam da sua vida sexual e dificilmente vão se surpreender com o que quer que você queira perguntar ou compartilhar, considerando que já atenderam várias outras garotas como você. O importante é que você tenha uma relação de confiança com a sua/ o seu ginecologista e não esqueça que ela/ ele também podem te orientar em momentos assim, ok? 

 

E agora que você já sabe muito mais sobre as possibilidades de uma vida sexual durante o ciclo, é só aproveitar com juízo e cuidado! Se joga e curte muito!


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!