virgem-pode-usar-absorvente-interno-1

Menina virgem pode usar absorvente interno?

3 de nov de 2022
comentários

Menina virgem pode usar absorvente interno sem problemas. Vem bater um papo sobre o que é virgindade e ver algumas dicas para começar a utilizá-lo

Se você já menstrua há algum tempo, pode ter vontade de experimentar o absorvente interno. Afinal, ele é útil para aquela viagem para a praia ou aula de natação. Mas, para muitas meninas, surge a pergunta: quem é virgem pode usar absorvente interno?


Já adiantamos a resposta: sim, meninas virgens podem usar absorvente interno! Batemos um papo bem interessante com a ginecologista Rebeca Gerhardt sobre o que é virgindade e os cuidados que precisamos tomar ao usar o absorvente interno pela primeira vez.

 

virgem-pode-usar-absorvente-interno-2


O que é virgindade? 

A dra. Rebeca é a favor de desconstruir a ideia de que a gente perde a virgindade quando faz sexo com penetração pela primeira vez. No imaginário popular, a primeira transa pode ser dolorida e a ppk deve sangrar. Mas essa ideia já está bem ultrapassada, sabia

 

Há muitas maneiras de fazer sexo e de sentir prazer que não envolvem penetração. Na opinião da dra. Rebeca, o início da vida sexual é um processo no qual vamos descobrindo nossos corpos e do que gostamos aos poucos, sozinhas ou acompanhadas. 

 

A "primeira vez" pode rolar de diversas maneiras, como uma troca de carícias com a sua namorada ou sexo oral protegido com o boy. Se for com penetração, pode sangrar ou doer, mas não é regra. Tá aí mais um estigma que precisamos romper. A primeira vez, seja ela como for, é melhor quando as pessoas estão relaxadas, seguras e a fim de que aconteça. 

 

Não existe apenas uma resposta para o que é virgindade, pois depende das experiências de cada pessoa. E o rompimento do hímen não define se alguém é virgem ou não. Na verdade, ele não tem função nenhum no nosso corpo. Não serve para nada mesmo! É só uma membrana que resta do desenvolvimento da ppk quando ainda éramos um feto na barriga das nossas mães.

 

Como saber se o hímen já foi rompido? 

O rompimento do hímen pode gerar um pouquinho de sangramento, mas nem sempre isso acontece. Ele pode ficar mais folgado ou se romper mais tarde, ao longo da vida sexual – e talvez você nem note que isso aconteceu.

 

E não é só sexo com penetração que pode romper o hímen. Ele pode se romper de diversas formas, como durante um exame ginecológico (ainda que isso não seja esperado), pela inserção de brinquedos sexuais ou, em casos bem mais raros, pela inserção de absorvente interno.

 

Dicas para começar a usar absorvente interno

Quando a gente pega o jeito, o absorvente interno é bem fácil de usar. Com o tempo, você pega a prática, coloca rapidinho e nem sente que ele tá ali.

 

Mas se você não está acostumada e está um pouco insegura, que tal pedir ajuda para a ginecologista? "Você pode ir ao consultório médico quando estiver menstruada e o ginecologista ajuda a colocar, para você aprender a fazer direitinho", diz a dra. Rebeca.

 

Outra dica é fazer uma tentativa fora do período menstrual. O lado negativo é que o sangue ajuda o absorvente a deslizar mais fácil. Por isso, a recomendação é tentar durante o período fértil, quando o muco (ou corrimento clara de ovo) deixa a ppk mais molhada e permite que o absorvente deslize facilmente. 

 

virgem-pode-usar-absorvente-interno-3

 

Os tamanhos de absorvente interno também são importantes. A dra. Rebeca diz que, no início, o ideal pode ser usar um tamanho menor. Mas se você tem fluxo intenso, talvez seja necessário usar um tamanho maior nos dias de bastante sangramento. Nesse caso, se você ainda não estiver confortável para usar um absorvente interno grande, use o externo mesmo e deixe o interno para os dias de menos fluxo. Aos poucos, você vai se acostumando e logo estará pronta para usar o absorvente interno para fluxo intenso.

 

Na hora de colocar o absorvente interno, é importante estar relaxada e seguir o passo a passo que a gente dá aqui. E se sentir qualquer dor ou se sangrar, não coloque. "A ideia é que a gente não sofra com isso. Nesses casos, procure a ginecologista para entender o motivo do desconforto e para aprender a colocar corretamente", diz a dra. Rebeca. 

 

Mas não precisa ficar assustada, pois colocar absorvente interno costuma ser tranquilo, só é preciso um pouco de prática! E praticamente todo mundo pode usar o absorvente interno. E se você colocar sem sentir nenhum desconforto, não há com o que se preocupar. É só aproveitar a piscina, o mar ou um dia comum, até chegar a hora de trocar o absorvente de novo!

 

 

Camila Luz 

Jornalista formada pela Cásper Líbero, estudou Mídias Internacionais na Université Paris 8 e é mestre em Jornalismo e Direitos Humanos, com especialização em Diplomacia, pela Sciences Po Paris. Escreve sobre saúde, ciência e tecnologia desde 2016, com maior dedicação à saúde da mulher. Também é consultora em comunicação para organizações internacionais. Vive em Washington D.C. (EUA) e é fã assídua dos livros da Elena Ferrante.

 

Dra. Rebeca Gerhardt

Ginecologista e obstetra formada pela Universidade Estadual de Londrina – sua cidade natal – compartilha todo seu conhecimento médico com Kira e suas leitoras. Fala sem estigmas sobre saúde íntima, sexualidade, cuidados com a ppk e autoestima.




Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!