intimus_ilustracao_necessaire
Tipos de Absorvente: noturno, interno, absorvente com aba e outros
7 de jun de 2021

Tipos de Absorvente: noturno, interno, absorvente com aba e outros

Conheça todos os tipos de absorventes e a função de cada um deles. Um guia rápido sobre absorvente interno, externo, com e sem abas para fácil entendimento. Veja!

Quando a gente fala em ciclo menstrual, uma das primeiras imagens que consegue pensar é das prateleiras da farmácia com aquele monte de modelos de absorvente, com coberturas diferentes, mega-master fino, supercapacidade de absorção, não aparece na calcinha… muita informação, né?! Claro que a menstruação é uma parte importante do nosso ciclo, porque ela marca o começo (e o fim) de cada "lua" da mulher, e por isso a conversa sempre acaba indo pro tema "absorventes". Mas o buraco é mais embaixo, então presta atenção.

Antes de descobrir os tipos de absorvente mais indicados para você, a gente tem que voltar umas casas e entender o seu fluxo menstrual: quantos dias ele dura? Desce muito ou só um pouquinho pra você?

Quanto mais dias ele durar ou mais sangue você perder durante seu período menstrual, mais intenso ele é. Claro que rola uma diferença na quantidade durante os dias, por isso também vale ter vários modelos em casa (e na bolsa!) pra evitar vazamentos. Normalmente os primeiros dias são os mais intensos, quando não dá nem pra arriscar ficar sem absorvente e correr o risco de sujar a calcinha ou até manchar a roupa. Depois desse período, o fluxo vai diminuindo até acabar naquele corrimento que tem cor de café. Só quando acaba tudo é que você conta que seu período menstrual acabou, ok?

intimus_ilustracao_necessaire

Anotou aí? Então vamos para a parte que você escolhe os absorventes, começando por entender a capacidade de absorção de cada tamanho:

  Protetor diário: ele não é um absorvente mesmo, porque tem menos camadas de proteção. Então, vale usar no dia a dia para garantir a sensação de limpeza e calcinha fresca. Você sabia que       Intimus já tem a tecnologia antibacteriana, que previne em 99% o crescimento de bactérias nos protetores diários e absorventes? Perfeito, sem defeitos!

  Absorvente interno mini: é aquele indicado para fluxos leves ou curtos quando desce pouco durante todo o período menstrual. Esse modelo consegue absorver um pouco mais que uma colher  de café, daquelas bem pequenas, sabe? Ah, não esquece de trocar esse absorvente, no máximo, a cada 4 horas;

  Absorvente interno ou absorvente externo médio: o clássico fluxo "mais ou menos". Não desce tanto que você sente que perde 1L de sangue a cada 5 passos, mas também não é o caso de ficar só com o protetor diário o tempo todo. Esse tamanho consegue segurar até 5ml de fluidos, ou a colher de chá, que é um pouco maior que a de café, e também deve ser trocado, no máximo, a cada 4 horas;

  Absorvente interno super ou absorvente noturno: já dizia o meme "Só quem viveu sabe, Gabi". Quem tem fluxo intenso sabe que ele é intenso. Seja porque dura mais de sete dias (#forçaguerreiras) ou porque você troca muito de absorventes, até durante a noite. Se você ainda tem dúvidas, um tira-teima é se você contou mais que dois absorventes super/ grande por dia (contando que sua menstruação dura entre sete e dez dias) naquela situação “não dava pra ficar mais um minuto”, pode ter certeza que seu fluxo é intenso: esse tamanho tem uma capacidade entre 12 e 15 ml, ou uma colher de sopa, praticamente. Bastante, né?

Agora que já falamos dos tamanhos, bora falar de detalhes importantes e que podem fazer a diferença entre um desastre na sua roupa ou segurança na calcinha:

  Absorvente com aba: do protetor diário ao absorvente noturno, tem um monte de modelo com aba. Elas ajudam a fixar melhor os nossos queridos amiguinhos na calcinha e a segurar quando você mais precisa;

  Absorvente noturno: esses são ultra reforçados, mais compridos, mais largos, mais tudo! Basicamente, porque a gente se mexe bastante durante a noite e eles precisam dar conta do recado;

●  Absorvente interno: esses já começam a coletar a menstruação dentro do seu corpo. Ele também é uma ótima opção para quando você quer se sentir segura e precisa de liberdade para se movimentar. Pode ser naquela viagem pra praia ou no fim de semana no sítio que você esqueceu que ia descer, pois te dá liberdade para usar biquíni ou maiô sem se preocupar com vazamentos. Para praticar esportes também é uma ótima, porque você não se preocupa com o absorvente saindo do lugar e manchando a calcinha ou até sua roupa - ele fica bem seguro na dentro de você absorvendo tudo numa boa!
Não esquece nunca que usar esse tipo de absorvente não tem relação com a sua vida sexual: o hímen, que é a pele que se rompe quando perdemos a virgindade, é flexível e não vai se romper porque você colocou um absorvente interno dentro de você, ok? Então pode usar tranquila e sem medo de ser feliz! ;)
Ah, e outra coisa: se você está sentindo dor depois de pôr o absorvente, é porque tem alguma coisa errada, porque não é pra doer. Melhor dar uma olhada no “manual” que vem na caixinha e tentar de novo. Também pode tentar a versão com aplicador, se achar muito difícil colocar sozinha;

Agora sobre a sua menstruação, no geral. A medicina considera normal a quantidade de até 80 ml por ciclo - ou uma xícara de café. Dá pra fazer as contas pelo número de absorventes que você usa durante o período menstrual, e se você acha que tá perdendo mais sangue que isso, é melhor procurar sua médica, tá? Perder muito sangue durante a menstruação pode te deixar cansada, fraca e até causar anemia, então se você acha que é o seu caso, marca uma consulta com a ginecologista. E se o fluxo aumentou muito (e do nada), também fica de olho porque pode ser um sinal de alerta do seu corpo.


Queremos te escutar!

Estamos sempre buscando melhorar nossa plataforma. Deixe sua opinião aqui

Comentários

Os comentários serão publicados após aprovação

Cadastrar-se