Ilustração com fundo rosa e mulher de pele negra sentada sobre absorvente menstrual.

10 tipos de absorvente pra você conhecer

6 de nov de 2023
comentários

Você sabe quais são os tipos de absorventes? Te explicaremos quais são as características dos tipos de absorvente interno e dos absorventes externos. Confira!

A escolha do absorvente certo é parte fundamental para ter uma boa relação com a sua menstruação. Para a nossa sorte, hoje existem muitos modelos para você viver o seu fluxo com tranquilidade, fazendo o que quiser!

 

Vamos te apresentar os principais tipos de absorvente, com suas particularidades, para você acertar na hora de escolher o seu. Então, bora?

 

Ilustração de mulher de cabelos escuros sentada sobre absorvente interno.

 

Tipos de absorventes

Bom, você sabe que as prateleiras dos supermercados e farmácias reúnem uma infinidade de tipos de absorventes. Mas, antes de apresentar cada um para você, vale lembrar que você pode combinar diferentes tipos de absorventes ao longo do seu período menstrual. Isso mesmo! Pode ter um mais adequado para uma certa atividade que você vai fazer no dia e até mesmo para o fluxo ou a roupa que você deseja usar. 

 

Dito isso, bora conhecer melhor os tipos de absorventes.

 

Tipos de absorvente interno

O absorvente interno é bastante prático depois que você pega o jeito de usá-lo e aprende a colocar direitinho. Além disso, ele é o campeão para quando você tem um dia na praia ou na piscina. Afinal, ele te dá mais liberdade para usar biquíni ou maiô.

 

Outra vantagem do absorvente interno é que ele é muito fácil de levar na bolsa, porque é super pequeno. 

 

Agora, vale um alerta: em dias de fluxo intenso, é preciso ficar atenta porque, mesmo usando o absorvente interno para fluxos mais intensos, pode ser que você precise trocá-lo com uma certa frequência. Às vezes a cada uma ou duas horas, dependendo de como está a sua menstruação, ok?

Importante lembrar, também que o recomendado é não ficar mais do que quatro horas com o absorvente interno (só deixe mais tempo enquanto estiver dormindo).

 

Intimus® conta com três tamanhos de absorvente interno:

Ideal para quem tem pouco fluxo, ele oferece máxima proteção e liberdade de movimento. Conta com curvas anatômicas, cobertura Dermoseda e o exclusivo sistema “gira e abre” para uma abertura mais rápida e fácil.

 

Para quem possui um fluxo entre o fraco e o intenso, conta com barreira protetora com fibras absorventes, te mantém segura, assim como todas as vantagens do modelo acima. 

É a maior versão, ideal para quem tem fluxo mais intenso ou deseja usar para dormir, já que tem maior capacidade de absorção.

 

Além dos absorventes internos, outro modelo que também é inserido dentro do canal vaginal é o coletor menstrual. Trata-se de um copinho de silicone que armazena o seu sangue menstrual. Você usa sempre o mesmo, porque ele não é descartável, e todos os meses faz a limpeza do copinho (outro nome dado para o coletor menstrual) com sabão e água fervente.

 

Algumas pessoas que menstruam apresentam alguma dificuldade de colocar o coletor menstrual, e isso pode ocasionar vazamentos. Mas é tudo um processo de aprendizagem, né? Vale experimentar e ver como você se sente com ele. 

 

O coletor menstrual também exige que você faça a troca sempre em um lugar que tenha água corrente - como uma pia, por exemplo -, para lavar o copinho depois de despejar o sangue no vaso sanitário. 

 

Para mulheres que trabalham fora ou estudam e usam banheiros compartilhados esse é um desafio e pode dificultar a adoção desse tipo de absorvente.

 

Tipos de absorventes externos

Para começar, bora entender aqui que absorvente externo não é tudo igual! A variedade de absorventes Intimus® já mostra que existe um mundo de absorventes externos para você escolher. 

 

O absorvente externo pode ser com abas, sem abas e especial para uso noturno – modelo um pouco maior e que previne vazamentos quando você está deitada.

 

Entre as vantagens do absorvente externo estão a praticidade, a facilidade de colocar (ele já vem com um lado autocolante para fixar na calcinha) e o conforto. 

 

Algumas pessoas acham que o absorvente externo "esquenta", aumentando a sensação de calor, e até por isso uma alternativa a ele é o absorvente interno. Além disso, não rola entrar na água do mar ou da piscina com o absorvente externo.

 

Dentro das opções de absorventes externos, temos:

 
  • Absorvente sem abas

 

Existem muitos tipos que podem ser escolhidos de acordo com a intensidade do fluxo e o tipo de cobertura. O importante é testar!

 
  • Absorvente com abas

 

Tem as mesmas características que o absorvente sem abas, com a única diferença de ter abas! Elas ajudam a prender o absorvente na calcinha, o que traz mais segurança e conforto. 

Com formato mais alongado, permite ficar seca e protegida durante toda a noite, com rápida absorção do fluxo. Pode ser usado também em viagens longas ou qualquer período em que você sinta essa necessidade de proteção extra – tipo quando passa longas horas deitada maratonando uma série. 

 

Além desses modelos, existe também o Intimus® 2 em 1, um absorvente que além de absorver o fluxo menstrual também ajuda a reter os escapes de xixi.

 

Mais uma opção são os absorventes externos com tecnologia antibacteriana, que previne em até 99% o crescimento de bactérias no absorvente, ajudando a manter a zona íntima saudável, controlando odores.

 

Pensa que acabou? Ainda não 😅

 

Já testou a calcinha absorvente?

A calcinha absorvente ou calcinha menstrual é uma inovação tecnológica que alia sustentabilidade, conforto e praticidade. Ela é uma calcinha que se parece com qualquer outra calcinha da sua gaveta, mas que absorve seu fluxo menstrual!

 

A grande vantagem é que você usa a mesma calcinha menstrual várias vezes (por isso é sustentável) e você não precisa colocar mais nada, só a calcinha

 

Ela tem uma absorção que permite o uso prolongado, o tempo de troca pode variar dependendo do fluxo, mas a dica é: sentiu molhada? Bora trocar. Vale super conhecer o modelo que Intimus® lançou, viu? Vai virar sua BFF!

 

A dica é testar todos os modelos e ver qual é o melhor para você! 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!