Como usar cada tipo de absorvente
2 de ago de 2021

Como usar cada tipo de absorvente

Absorvente interno, absorvente noturno, absorventes com e sem abas, como usar cada tipo? A Kira te ajuda, entenda melhor os tipops de absorventes e qual o melhor para cada situação. Confira!

São tantas diferenças entre produtos que “parecem” iguais que dá pra confundir mesmo. Kira te ajuda a entender melhor, escolher e usar o modelo perfeito para o seu ciclo

 

A menstruação veio, mas com ela, não veio o “manual de fábrica” do seu corpo para usar absorvente, né? Pode ser que você coloque um absorvente muito grande para o seu corpo, muito pequeno para o seu ciclo, ou até mesmo um que pareça errado pros dois. São muitas informações numa fase que já é, naturalmente, um pouco confusa, então toda ajuda é bem-vinda, né? 

 

Primeiro, vale lembrar que o fluxo da sua mãe, irmã, prima ou qualquer outra mulher mais velha vai ser diferente do seu. Por que? Porque cada corpo é único! Além do mais, você acabou de começar a menstruar, o seu sistema reprodutor (ovários e útero) ainda está amadurecendo. Então não fica preocupada se não descer e-x-a-t-a-m-e-n-t-e no mesmo dia do mês para você como rola pra elas, ok? Ou se o seu fluxo durar uns dois dias. Vocês estão em diferentes momentos da vida, e o corpo de vocês também, por isso vai levar um tempo até sua menstruação ficar regular - tanto na duração do ciclo quanto no número de dias que você menstrua. Por isso você pode se sentir estranha ao pegar os absorventes delas: como o modelo foi escolha dessas mulheres, então a cobertura, as abas (ou ausência delas), tamanho e tudo mais pode não se encaixar com o seu corpo. Claro que tá liberado pegar o delas sempre que você estiver sem, mas é como pegar uma roupa emprestada: você sabe que não é algo que você usa sempre. 

Segundo: absorvente e calcinha é tipo trend e TikTok, não dá pra pensar em um separado do outro. Então você também vai precisar aprender a usar o absorvente, o melhor jeito de colocá-lo, não importa o tipo de absorvente que você escolher. E isso inclui tempo entre as trocas, os absorventes para durante a noite, os que são melhores para praticar exercício físico ou até mesmo os que não vão ficar marcados na roupa (para aquelas ocasiões especiais, em que o lookinho é in-crí-vel), se você é do #TimeAbas ou #TimeSemAbas, e por aí vai. E nessas horas, o conhecimento é a nossa melhor ferramenta para escolher o melhor modelo para a gente. 

Então vamos começar com o mais fácil: o tempo de troca. A recomendação médica é de, mais ou menos, quatro horas para cada absorvente. Pode ser que você esteja em dias de fluxo menos intenso e pense em deixar por mais tempo, mas não pode esquecer que o seu corpo não libera só a menstruação como fluido da região vaginal, então lembra que o absorvente tá absorvendo tudo isso, e ficar muito tempo com o mesmo transforma seu absorvente em uma parada quentinha e úmida - do jeito que as bactérias "ruins" gostam - e pode complicar pra você depois, causando infecções. E também lembre-se de fazer a higiene adequada da região para evitar qualquer problema.

 

 

Depois disso, vem a escolha do modelo. Como a sua menarca (a primeira menstruação das nossas vidas) rolou há pouco tempo, o seu corpo ainda está entendendo essa mudança e se adaptando à ela. Por isso, tem grandes chances do seu fluxo mudar ao longo do tempo. Então, pode ser que sua escolha de absorvente não seja a mesma por toda a sua "vida menstrual", o importante é que você se sinta segura e confortável com o modelo que escolher. Uma parte já entendemos. Aí vem as outras questões: com abas? sem abas? cobertura seca? suave? extra suave? É muita informação, né? Calma lá que você já vai entender tudo isso.

  • Com abas: é o absorvente que fixa nos dois lados da calcinha por conta das abas, que "abraçam" as laterais da calcinha. Tem gente que gosta porque percebe que ele evita os vazamentos laterais. Hoje em dia, os absorventes têm uma série de canais para distribuir os fluidos por todo o absorvente, então esses "acidentes" diminuíram bastante, se você acertar o modelo para o seu fluxo e respeitar o tempo de troca. Mas, claro, é algo que vai de cada pessoa e corpo. 
  • Sem abas: é o absorvente "básico", mas não por isso menos eficiente. Você deve conhecer alguém que prefira esse modelo porque gosta de posicionar o absorvente para cobrir a maior parte da vulva e, só aí, colar na calcinha. Ou quem não goste das abas e prefira esse modelo. De novo, você faz do jeito que parecer melhor e mais confortável pra você, ok?
  • As coberturas: são muito mais uma questão de sensação da pele da sua vulva e da região e como você se sente com cada um dos tipos. Todas seguram o fluxo e hoje em dia, já tem até absorvente com tecnologia antibacteriana, então é muito mais uma questão de testar mesmo. Vale comprar um pacote de um tipo no mês e do outro tipo no outro e anotar como você se sentiu com cada uma junto das anotações da sua calculadora menstrual - que é a ferramenta perfeita para você conhecer o seu corpo e seus ciclos. 
  • Absorventes internos: são os melhores amigos na hora de praticar esportes, curtir a praia (ou a piscina) ou quando você simplesmente quer ficar mais à vontade com a roupa, sem se preocupar se está marcando ou não. Apesar de existir estigma em relação a ele, meninas virgens podem usá-lo sim, a única dificuldade pode ser para colocá-lo, mas para isso, também dá para escolher um modelo que já vem com aplicador e tá tudo certo.
  • Absorventes noturnos: aqueles com uma super capacidade de absorção e mais camadas. Hoje, com a tecnologia a nosso favor, já existem os modelos super finos e que são indicados para o dia e a noite, além do noturno "clássico". De novo, é uma questão de se sentir confortável.
  • Protetor diário: aquele para te deixar com a sensação de estar fresca e limpa o dia todo, como se você tivesse acabado de sair do banho e colocado a calcinha. É o companheiro do mês inteiro e também tem tecnologia antibacteriana.

 

Agora que você já conhece um pouco sobre cada absorvente, pode descobrir qual é a melhor opção pra você. Conte sempre com a Kira e os produtos Intimus para se sentir confortável durante o período menstrual e ter todos os produtos necessários para cuidar da saúde íntima ao longo do mês. Tem um monte de produtos incríveis para você descobrir na nossa lojinha, dá só uma olhada


E se bater qualquer dúvida, pode procurar sua ginecologista (ou o seu ginecologista), belê?

 


Queremos te escutar!

Estamos sempre buscando melhorar nossa plataforma. Deixe sua opinião aqui

Comentários

Os comentários serão publicados após aprovação

Cadastrar-se