intimus_ilustracao_necessaire

Como usar cada tipo de absorvente

20 de out de 2021
comentários

Chega de dúvidas sobre como colocar absorvente! Saiba tudo no nosso guia rápido e fácil sobre como usar absorvente

A menstruação veio, mas com ela não veio o "manual de fábrica" do seu corpo sobre como usar absorvente, né? Pode ser que você coloque um absorvente com abas e ele te incomode, ou um sem abas e ele te incomode. Olha, isso até pode acontecer, o que não pode é você cair no conto de que absorvente é sempre desconfortável, porque não é! É só conhecer bem os tipos de absorventes que existem para entender a sua necessidade. Separamos algumas dicas preciosas pra você:  

 

intimus_ilustracao_necessaire

 

Preste atenção ao seu fluxo menstrual
Primeiro, vale lembrar que o fluxo da sua mãe, da sua irmã, da sua prima ou de qualquer outra mulher provavelmente vai ser diferente do seu. Por quê? Porque cada corpo é único! Além do mais, você começou a menstruar há pouco tempo, e o seu sistema reprodutor (ovários e útero) ainda está amadurecendo.

 

Então, não fica preocupada se não descer e-x-a-t-a-m-e-n-t-e no mesmo dia do mês para você como pode acontecer pra elas, ok? Também não esquenta a cabeça se o seu fluxo durar, tipo, uns dois dias. Você e as outras mulheres, principalmente as mais velhas, estão em diferentes momentos da vida, e o corpo de vocês também! É comum levar um tempo até a menstruação ficar regular - tanto na duração do ciclo menstrual quanto no número de dias que você menstrua.

 

Por isso você pode se sentir estranha ao pegar os absorventes de outras mulheres: como o modelo foi escolha delas, então o tipo de cobertura, as abas (ou a ausência delas), o tamanho e tudo mais pode não se encaixar com o seu corpo.

 

Claro que tá liberado pedir um absorvente para qualquer mulher sempre que você estiver sem, mas é como pegar uma roupa emprestada, saca? Você sabe que não é algo que você usa sempre.

 

Não se compare, se conheça, tá bom?  

 

Considere as regras do jogo  

Aprender a usar o absorvente é saber escolher o melhor "modelo" pra você de acordo com o fluxo, mas também é entender o que vamos chamar aqui de "regras do jogo", outros detalhes que também são importantes pro seu conforto no período menstrual. Quais são elas? Bom, saber o tempo entre as trocas, os melhores absorventes para usar durante a noite, quais são os melhores para praticar exercício físico ou até mesmo os que não vão ficar marcados na roupa (para aquelas ocasiões especiais, em que o lookinho é in-crí-vel). Importante saber se você é do #TimeAbas ou #TimeSemAbas, ou dos dois 😅 , e por aí vai.

 

Nessas horas, amiga, o conhecimento é a nossa melhor ferramenta. Só com informação (e experimentação) a gente consegue escolher o melhor modelo, o que mais funciona pra gente

 

Vamos começar com o tempo de troca. A recomendação médica é de, mais ou menos, quatro horas para cada absorvente. Pode ser que você esteja em dias de fluxo menos intenso e pense em deixar por mais tempo, mas não pode esquecer que o seu corpo não libera só a menstruação como fluido da região vaginal, então lembra que o absorvente tá absorvendo tudo o que sai da sua ppk, e ficar muito tempo com o mesmo absorvente pode transformá-lo em uma parada quentinha e úmida do jeito que as bactérias "ruins" gostam. Isso pode complicar pra você depois, causando infecções.

 

Hoje em dia, existe até absorvente que ajuda nessa questão, como o Intimus® com Tecnologia Antibacteriana, mas ainda assim é importante respeitar o tempo entre as trocas. Ainda nessa temática, lembre-se de fazer a higiene íntima adequada, pra evitar qualquer problema.

 

desenho de um absorvente interno com figuras de algodão e calcinha ao lado menores

 

Como escolher o modelo de absorvente

Se a sua menarca (a primeira menstruação das nossas vidas) rolou há pouco tempo, o seu corpo ainda está entendendo essa mudança e se adaptando à ela. Por isso, tem grandes chances de o seu fluxo mudar ao longo do tempo.

 

A escolha de absorvente não vai ser a mesma por toda a sua "vida menstrual", o importante é que você se sinta segura e confortável com o modelo que escolher para o momento.

 

Aí vem as outras questões: Com abas? Sem abas? Cobertura seca? Suave? Extra suave? É muita informação, né? Calma lá que você já vai entender tudo isso.

 

Absorventes externos

É o absorvente "clássico", que toda mulher usou pelo menos uma vez na vida. Na época da sua mãe, ele era visto como desconfortável por muitas mulheres, porque os modelos, naquela época, eram grandes e com materiais menos "legais". Mas a evolução tá aí, né? Pra várias coisas e pros absorventes também! Atualmente, o absorvente externo não precisa ser desconfortável de forma alguma. Ele, aliás, é o mais fácil de colocar, e é uma ótima porta de entrada para o "mundo menstrual". O absorvente externo tem algumas variações: 

 

  • Com abas: É o absorvente que fixa nos dois lados da calcinha por conta das abas, que "abraçam" as laterais da calcinha. O importante é posicionar ele bem no meio da calcinha, usando a parte autocolante tanto do absorvente quanto das abas. Tem gente, do #TimeAbas, que não fica sem o absorvente com abas porque percebe que ele evita os vazamentos laterais, e ainda fixa melhor. Hoje em dia, os absorventes têm uma série de canais para distribuir os fluidos por todo o absorvente, evitando vazamentos desnecessários. Se você acertar o modelo para o seu fluxo e respeitar o tempo de troca, normalmente dá tudo certo.

     

  • Sem abas: É o absorvente "básico", que não tem abas, e nem por isso é menos eficiente. Tem mulher que prefere esse modelo porque gosta de posicionar o absorvente para cobrir a maior parte da vulva e só depois colar na calcinha. E tem também menina que não gosta das abas, simples assim, porque em alguns corpos talvez a aba incomode na virilha. Cada corpo é um corpo né? E ainda bem que tem opção de absorvente para todos os gostos. Você testa e escolhe o mais confortável pra você, ok?

     

  • As coberturas dos absorventes: Elas são importante pela sensação da pele da sua vulva e da região íntima ao ter contato com o absorvente. Todas as coberturas seguram o fluxo, então não é bem isso que leva à escolha do tipo cobertura, se seca ou suave. É muito mais uma questão de testar e ver o que te dá mais conforto. Vale comprar um pacote de um tipo em um mês e do outro tipo no outro e anotar como você se sentiu com cada um junto das anotações da sua calculadora menstrual - que é a ferramenta perfeita para você conhecer o seu corpo e os seus ciclos.

 

Absorvente interno: dói colocar?

Os absorventes internos são ideias para curtir a praia, nadar ou fazer exercício, mas muitas mulheres têm eles como queridinhos para qualquer hora, não usando só nessas situações. São absorventes pequenos que são inseridos dentro da sua ppk e absorvem o fluxo enquanto deixam a sua vulva respirar.

 

Apesar de existir um estigma em relação a ele, não dói colocar absorvente interno e meninas virgens podem usá-lo sim. Existem até as versões que vem com aplicador para facilitar a sua vida.

 

Absorvente noturno é sempre grandão?

Os absorventes noturnos são aqueles com uma supercapacidade de absorção e mais camadas. Hoje, com a tecnologia a nosso favor, já existem os modelos ultrafinos e que são indicados para o dia e a noite, além do noturno "clássico". O absorvente noturno é bom porque, ao dormir, você passa mais tempo sem trocar de absorvente, e a cobertura reforçada dele permite que você relaxe.

 

Para que serve protetor diário?

O protetor diário não é um absorvente, porque não segura o seu fluxo menstrual do mesmo jeito que um absorvente menstrual. Ele existe para te deixar com a sensação de estar fresca e limpa o dia todo, como se você tivesse acabado de sair do banho e colocado a calcinha. É o companheiro do mês inteiro. Ele também é bom para aqueles dias que você já está esperando a menstruação, pois ele pode segurar aquele primeiro sangramento de escape até você conseguir um absorvente.

 

Agora que você já conhece um pouco sobre cada absorvente, pode descobrir qual é a melhor opção pra você. Conte sempre com a gente e os produtos Intimus® para se sentir confortável durante o período menstrual 😉


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!