comocontar

Como contar que menstruei?

13 de set de 2021
comentários

A primeira menstruação é um grande acontecimento na vida de uma menina e pode vir acompanhado de uma dúvida: como contar que menstruei? Algumas diquinhas para falar do assunto

A primeira menstruação é um grande acontecimento na vida de uma menina e pode vir acompanhado de uma dúvida: como contar que menstruei?

 

É também um momento em que nós sentimos muitas mudanças acontecendo e podemos ficar inseguras com elas.

É normal que ao mesmo tempo em que você fica superanimada para contar que menstruou para uma amiga, é também normal sentir vergonha ou receio de contar. Afinal, apesar de as amigas guardarem nossos segredos, alegrias e tristezas, é um assunto muito novo e íntimo.

desenho de uma menina sentada em um absorvente externo


Escolha uma amiga na qual você confia para contar que menstruou

Um jeito de compartilhar a notícia e ter com quem conversar sobre isso é buscar uma amiga confiável. Com confiança nos sentimos muito mais tranquilas para conversar.

Essa amiga de confiança é fácil de reconhecer: guarda seus segredos, não julga você, sempre coloca você para cima e apoia suas ideias e planos, está ao seu lado para o que der e vier. Antes de tudo, precisa ser uma amiga que te deixa confortável!

Fale com uma amiga que já menstruou pela primeira vez

Agora, se você está precisando de conselhos, muitas vezes é bom falar com alguém que já menstrua e contou para você.

 

Mesmo se não for a sua melhor amiga, pode ser uma pessoa que tem boas ideias e pode oferecer apoio. Só é importante que ela realmente seja sua amiga – uma pessoa que não vai fazer piada de você ou rir das suas preocupações. É sempre bom ter informação de quem está vivendo a mesma coisa!

 

desenho de duas meninas sentadas em absorventes externos, com algumas calcinhas e absorventes ao redor

Escolha um lugar tranquilo para ter a conversa sobre menstruação
Nada de falar no intervalo lotado, ou na fila da educação física. Procure um momento mais tranquilo com a sua amiga – uma chamada de vídeo com só vocês duas está valendo! Mas tente ter um momento de conversa no qual vocês possam falar livremente, sem medo de julgamentos ou de a pessoa errada ouvir.

Se você se sentir bem, conte para mais amigas

Menstruação não é uma vergonha, e se depois de conversar com a amiga mais próxima você perceber que foi muito mais fácil do que parecia, conte para mais gente. Não tem problema em outras pessoas descobrirem que você está menstruando, é um fato natural da vida! Apenas faça isso no seu tempo, respeitando a sua própria adaptação a essa nova realidade da vida. Você agora vivencia um ciclo! 

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!