Voce-sabe-o-que-e-IST-1

Você sabe o que é IST, as infecções sexualmente transmissíveis?

31 de ago de 2022
comentários

Bora conhecer as principais infecções sexualmente transmissíveis, sintomas e como prevenir

Quando a gente começa a ter relações sexuais, a nossa vida ganha uma nova visão. São tantas sensações a descobrir... com ela inclusive vem junto uma responsabilidade, com a nossa saúde sexual. Saber o que é IST e como se proteger é o primeiro passo fundamental para uma vida sexual plena, segura e prazerosa.

Voce-sabe-o-que-e-IST-2

 

O que são infecções sexualmente transmissíveis?

Você já deve ter ouvido falar tanto de IST quanto de DST. Mas será que são a mesma coisa? Siiiim, são a mesma coisa!

 

Não tem muito mistério: antes a gente falava sobre doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs. Só que se passou a usar o nome infecções sexualmente transmissíveis - ou ISTs -, porque este termo indica a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo não apresentando sinais e sintomas.

 

Mas independente da sigla que você escolher usar, as infecções sexualmente transmissíveis podem representar um perigo para a sua saúde, então a gente precisa estar por dentro do assunto.

 

Em poucas palavras, infecções sexualmente transmissíveis são doenças provocadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e que são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada. Então, sim, a camisinha é o melhor caminho pra evitar as ISTs - e tanto a camisinha masculina quanto a feminina protegem! 😉

Exemplos de ISTs

Falar de IST pode ser difícil para algumas meninas, mas a gente tá aqui pra ajudar a quebrar estigmas como esse. Afinal, o que mais importa é manter a saúde - sexual, inclusive – em dia.

As ISTs são transmitidas pelo contato com sangue, saliva e outras secreções. Vamos à lista das ISTs mais comuns? Tire um tempinho, beba um chá, coma algo gostoso e dê uma olhada com calma em todas as informações que estão aí embaixo. A gente pesquisou um monte de coisa pra você ficar mais informada. Vem ler:

·      Gonorreia e clamídia: são doenças causadas por bactérias e que geralmente acontecem ao mesmo tempo, atingindo a região da ppk, a garganta e os olhos. Sim, os olhos também!  Os sinais mais comuns são corrimento vaginal com dor na parte de baixo da barriga. Já os homens podem ter um corrimento no pênis e dor na hora de fazer xixi. As duas infecções são supersimples de tratar com antibióticos (indicados pelo médico), mas se não forem tratadas, podem levar à infertilidade (que é a impossibilidade de ter filhos), gravidez nas trompas (um problema bem sério, porque o lugar certo da gravidez é no útero) e dor na hora de transar, entre outros problemas de saúde. A clamídia pode existir sem sintomas em 80% dos casos em mulheres. Por isso, é importante sempre fazer os exames de rotina com a ginecologista. Existe um exame chamado PCR bastante usado para detectar a clamídia.

·      Herpes genital: é um vírus similar ao do herpes que aparece na região do rosto (aquelas bolinhas que podem aparecer na boca). Mas neste caso as bolinhas aparecem na região da virilha e da ppk. O vírus fica adormecido no nosso corpo e as lesões aparecem em momentos em que a imunidade está baixa, ou seja, quando seu corpo está mais fraco. O tratamento é feito com remédios antivirais e pomadas, sempre indicados pelo médico. O momento em que você está com as lesões visíveis também é quando o vírus está sendo transmitido.

·      Sífilis: é a infecção provocada por uma bactéria que causa feridas e manchas nas mãos e nos pés que não sangram nem causam dor. A sífilis é simples de tratar, mas sem tratamento as consequências são super sérias. Vale ficar ligada: a IST pode causar cegueira, paralisia e problemas cardíacos, e a transmissão acontece ao transar sem camisinha com alguém contaminado, ou por contato com sangue contaminado. Sífilis tem cura, mas você precisa se cuidar e buscar tratamento.

·      HPV (Papilomavírus Humano): é um vírus que afeta a mucosa (a parte de dentro da ppk é uma mucosa, por exemplo) e a pele, provocando verrugas anogenitais (na região da ppk e ânus), além de câncer, dependendo do tipo de vírus. O HPV é o principal causador do câncer de colo de útero nas mulheres, mas felizmente já existe uma vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninos e meninas de 9 a 14 anos que, junto com o uso de camisinha, ajuda a prevenir o contágio.

·      Hepatite B: é outra doença causada por vírus, o HBV, e transmitida por sangue contaminado (agulhas ou transfusão de sangue) ou por relações sexuais desprotegidas (sem camisinha). A IST causa problemas no fígado, desde cirrose ao câncer. Então, melhor levar a prevenção a sério e usar camisinha, certo?

·      Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV): é uma doença viral que ataca o sistema imunológico, responsável pela defesa do nosso corpo. Não existe, ainda, uma cura para o HIV, mas os tratamentos com remédios antivirais já conseguem zerar a carga viral dos pacientes com o vírus, permitindo uma vida com poucos sintomas em muitos casos. Com o tratamento certo é possível que uma pessoa infectada não transmita mais o vírus. Incrível, né? Na forma avançada da doença, que nós conhecemos como AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), os pacientes ficam extremamente debilitados e fracos. Por isso é tão importante se cuidar e se proteger na hora de transar. E a camisinha é a sua melhor amiga nessa hora!

Como prevenir ISTs

A camisinha feminina ou masculina é a principal forma de proteger a sua saúde e a das pessoas com quem você se relaciona. Prazer seguro é muito melhor, pode confiar!

 

E vale ficar atenta pra colocar a camisinha do jeito certo – não fique com vergonha e nem deixe tudo na mão do parceiro ou da parceira. É a sua saúde em jogo, e não tem por que não olhar para ver se a camisinha está bem colocada. Beleza?

A recomendação é colocar a camisinha antes da penetração, não só na hora que ela vai acontecer. Também verifique se tem ar na ponta da camisinha masculina, porque sem esse ar ela pode estourar. Daí, já era a proteção! E é importante colocar logo no início do sexo porque os corpos produzem secreções que já podem transmitir ou receber qualquer vírus ou bactéria logo que a gente fica excitada. Combinado?

 

E, olha, sexo oral também pode transmitir IST e então a recomendação é que seja feito com camisinha.

 

Ah, também vale lembrar que o jeito que os preservativos são guardados pode afetar a qualidade e a segurança do produto. Deixar em lugares quentes ou próximos de objetos com pontas pode comprometer a embalagem e o próprio látex, que é o material da camisinha. E não esqueça, sempre, de conferir a data de validade indicada pelo fabricante, ok?

 

 Voce-sabe-o-que-e-IST-3

 

Converse sobre saúde sexual com seu parceiro ou parceira
Pode ser que isso não seja muito fácil pra você, mas conversar com as pessoas da sua vida amorosa (vale crush, aquele rolinho fixo e até o namorado, a namorada, o marido, o que for) é fundamental. Procure ser transparente e peça a mesma coisa da outra pessoa. Isso é importante porque, até mesmo no caso de uma candidíase vaginal - que é uma doença bem comum na vida das mulheres – muitas vezes é preciso tratar os parceiros e parceiras sexuais também, pra evitar uma nova contaminação.

 

Conversar sobre sexo e ISTs é um sinal de respeito com você e com o outro! É exatamente falando sobre as DSTs e nossa saúde sexual que vamos derrubar estigmas e preconceitos. E se você percebeu que tem alguma coisa diferente na sua ppk, algum sintoma, melhor sempre falar com o médico pra ele fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento 😊.

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!