como-lavar-a-ppk-1

De qual maneira lavar corretamente a ppk. Vem saber mais!

21 de mar de 2023
comentários

Será que você sabe como lavar corretamente a ppk? Nós te explicaremos o que fazer durante a higiene íntima. Bora lá entender mais sobre o assunto!

Uma ppk fresquinha e lavada é tudo de bom. Mas, como tudo em excesso na vida faz mal, isso também vale para a limpeza dela. Essa região tão delicada do corpo feminino merece atenção especial na hora do banho. E isso envolve saber como lavar a ppk e investir nos produtos mais adequados, entre outros pontos que vamos te contar agora.

 

como-lavar-a-ppk-2

 

Higiene íntima mulher

Os hábitos de higiene na região íntima, quando feitos de forma correta, podem promover a remoção de resíduos e microrganismos, além de controlar a umidade, o pH e a temperatura da ppk.

 

Como lavar corretamente a ppk

Para te ajudar a lavar corretamente a ppk, a gente traz aqui um passo a passo. A ideia é mostrar como lavar a parte íntima feminina e garantir a saúde da sua ppk.

 

  • Use um sabonete suave

 

O sabonete íntimo Intimus® Defesas Naturais é uma dica que a gente pode te dar! Ele tem tecnologia antibacteriana e faz uma limpeza suave. Isso ajuda a manter as bactérias "boas" da sua vulva e previne que as bactérias "ruins" se proliferem. Um bom sabonete íntimo vai respeitar a pele da vulva. 

 

 
  • Aplique com os dedos

 

Nada de usar esponja na ppk, beleza? Espalhe o sabonete íntimo com os dedos. Depois, é só enxaguar, até sentir que o sabonete saiu. 

 

 
  • Seja delicada

 

Cuidar bem da ppk também é tratá-la com carinho. Na hora de fazer a higiene, não precisa esfregar. Seja gentil com ela. Isso também vale quando você usa o papel higiênico, o lenço umedecido ou o sabonete íntimo. Faça movimentos delicados. A pele da sua ppk é supersensível, e é importante ter cuidado na hora de mexer nela.

 

 
  • Não exagere

Cuidar bem da sua ppk não significa exagerar na limpeza. Limpe só a área externa mesmo, ok? O canal vaginal é autolimpante, e você não precisa limpar lá dentro.

 

 
  • Deixe a ppk “respirar”

 

Outra dica é escolher sempre calcinhas confortáveis, de preferência de algodão, porque esse tipo de calcinha deixa a sua ppk respirar. Aliás, dormir sem calcinha pode ser legal também.

 

Deixar a ppk arejada é importante porque isso evita a proliferação de bactérias e fungos. Uma ppk sufocada aumenta os riscos de desenvolver coisas bem chatas como a candidíase, uma condição que provoca coceira, ardência e outros sintomas.

 

É importante, ainda, saber que a ppk saudável tem corrimento e até um cheirinho próprio. O corrimento considerado normal é aquele com aparência de clara de ovo, branco ou transparente, de consistência cremosa, líquida ou elástica. Ele aumenta de quantidade e até pode mudar de cor durante o período fértil, quando a mulher está ovulando

 

Já o cheiro normal da ppk é sutil e não tem nada de desagradável. Essas características são normais e não um sinal de falta de higiene, entendido?

 

Agora, se notar um corrimento ou cheiro diferente, aí sim pode ser um sinal de infecção, e é preciso ir mesmo no médico, tudo bem?

 

como-lavar-a-ppk-3

 

O que não fazer

Atenção ao que você não deve fazer na hora de lavar a ppk!

 

 
  • Não se lava dentro da ppk!

 

Isso mesmo. Nunca lave por dentro da ppk, super lá dentro mesmo, onde já é o canal vaginal. Não coloque a ducha do chuveirinho para limpar esse canal e nem passe sabonete lá dentro. 

 

A vagina em si é autolimpante. Ela mesma se regula e com a lubrificação diária você já vai estar com as bactérias vaginais equilibradas. O que lavamos é a vulva: a parte externa, que você pode ver sempre, só abrindo suas pernas. Você deve lavar entre os lábios e a área da virilha.

 

Tem dúvidas? Valer usar um espelhinho pra dar uma espiada na sua ppk. Você também pode explorá-la com os dedos e com delicadeza, pra não se machucar.

 

Agora que você já sabe como lavar a vaginaops, a vulva!  – é hora de colocar o passo a passo em prática e levar sua ppk bem limpinha para onde você quiser 😉

 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!