Ilustração de dente em tamanho grande, paciente na cadeira e dentistas, em artigo que mostra que pode extrair dente menstruada

Pode extrair dente menstruada sim!

1 de jul de 2024

Nem adianta querer fugir da cadeira do dentista com a desculpa de que está menstruada.

Quando o assunto é menstruação, o que não faltam são dúvidas sobre o que se pode ou não fazer durante o período menstrual. Já desmistificamos muitos estigmas aqui na nossa comunidade e chegou a hora de desvendar mais um. Será que pode extrair dente menstruada? Bora descobrir isso! 

 

LEIA TAMBÉM:

  

Pode arrancar o dente ou fazer canal menstruada, sem medo!

  

Se você está preocupada em arrancar o dente do siso, por exemplo, pode ficar tranquila, porque não tem problemas em extrair o dente menstruada. A verdade é que alguns estudos mostram que existe, sim, uma influência do ciclo menstrual na reação pós-operatória, mas que a menstruação tem até o efeito positivo na recuperação.

 

Uma pesquisa analisou 145 pacientes do sexo feminino, com idade média de 24 anos, que realizaram extrações de terceiros molares. 

 

O que os pesquisadores chamam de "frequência global de dor intensa após a extração" foi de 23,45%. No entanto, percebeu-se uma frequência significativamente maior naquelas pessoas que se encontravam no meio do ciclo menstrual. Ou seja, elas sentiram dor mais intensa do que as meninas que estavam no período menstrual.

 

Diante desse resultado, os cientistas concluíram que é recomendado que os procedimentos sejam realizados durante o período menstrual. E isso vale tanto para as mulheres que usam anticoncepcional quanto nas que não fazem uso da pílula.

  

Resumindo, pode arrancar o dente menstruada que até o desconforto pode ser menor! Interessante, né?

 

Desenho de menina com a mão na bochecha com dor de dente. Ao lado, dentista com lupa mostrando dente que precisa tratar


Mas pode tomar anestesia no dente estando menstruada?

  

Mais uma vez, estamos aqui para te tranquilizar! Ninguém vai precisar extrair os dentes sem anestesia (ufa!). Nem a eficácia dos anestésicos locais, nem o desconforto da injeção são influenciados pelas fases do ciclo menstrual ou ao uso de contraceptivos orais.

 

E para não deixar dúvidas, além de poder tomar anestesia, também pode fazer canal no dente menstruada! Portanto, a desculpa de que está menstruada não vai colar para fugir do dentista! 😉

 

Relação entre o ciclo menstrual e a saúde bucal

 

Quando falamos da saúde da mulher, dois hormônios sempre se fazem presentes: a progesterona e o estrogênio. E as alterações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual também impactam nossa saúde bucal.

 

Dias antes de a menstruação descer, a progesterona atinge o seu pico. Alguns efeitos que podem ser percebidos na saúde bucal nessa fase do ciclo são:

 

  • Gengivas vermelhas brilhantes.

  • Gengivas inflamadas.

  • Sangramento nas gengivas.

  • Glândulas salivares inchadas.

  • Surgimento de aftas.

 

Esses sintomas geralmente desaparecem assim que a menstruação começa.

 

Contracepção hormonal

 

Se você faz uso de pílulas anticoncepcionais que contêm progesterona, você também pode ter maiores chances de desenvolver algumas condições relacionadas à sua boca, como a inflamação das gengivas.

 

Mas vale dizer que, atualmente, as pílulas vêm com menos concentrações de hormônios, o que diminui a resposta inflamatória das gengivas à placa dentária.

 

Portanto, se você faz uso desse tipo de contraceptivo ou qualquer outro medicamento, não deixe de falar com o seu dentista! É bem importante que ele esteja ciente do que pode te receitar, sem comprometer os efeitos da pílula ou de qualquer outro tratamento que você faça.

 

Tati Barros

 

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.

 


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!