Ilustração de mulher com roupa de frio sentada em sofá. Ao lado há uma mesinha com chá. Em artigo sobre menstruação no inverno

Menstruação no inverno: os impactos dessa estação do ano no ciclo menstrual

25 de jun de 2024

Veja dicas para evitar os sintomas intensos da menstruação no frio.

Os dias de menstruação são, naturalmente, mais chatinhos. Mas, você já reparou que, especialmente no frio, estar naqueles dias é ainda mais difícil? Pois é, novo medo desbloqueado: menstruação no inverno! 

São os sintomas da menstruação aparecendo com intensidade e a gente sem paciência para lidar com um ciclo mais emocionante. Mas calma, não é o fim do mundo, não odeie o inverno por conta disso! Alguns truques vão te ajudar a passar pela estação mais fria do ano sem traumas. Vem que a gente te conta tudo sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM:

Afinal, como o inverno influencia o ciclo menstrual e os sintomas da menstruação?

Você deve estar se perguntando como uma estação do ano pode afetar o seu ciclo menstrual, que boa parte do que regula a menstruação acontece dentro do nosso corpo, mas é real. Repara só como é mais difícil, às vezes, lidar com as cólicas naqueles dias mais frios.

Na verdade, não é só o frio. Estamos falando de uma combinação de fatores que fazem com que os sintomas de menstruação fiquem mais intensos com a queda da temperatura.

Olha só quantas coisas podemos levar em consideração quando falamos sobre menstruar no inverno: 

Tomando menos sol por aí

Não temos tantos dias de sol intenso, nem estamos tão expostas a ele no inverno como no verão, e você sabe que ter contato com a exposição solar (sempre com protetor, hein!) é o que ajuda a aumentar os níveis de vitamina D e melatonina no corpo.

Segundo a ginecologista Mariane Tauile, a exposição à luz solar tem um papel importante na regulação do ciclo menstrual, por meio da influência sobre os ritmos circadianos e a produção de hormônios. 

“Quando estamos expostas à luz solar, especialmente pela manhã, nosso corpo recebe sinais para regular a produção de hormônios como a melatonina e o cortisol, que desempenham papéis essenciais na regulação do ciclo menstrual. Se estamos menos expostas à luz solar, como durante os meses de inverno ou em regiões com menos luz natural, pode haver uma alteração nesses ritmos circadianos, podendo levar a desequilíbrios hormonais, que afetam o ciclo menstrual”. 

Faltando aos treinos

Que atire a primeira pedra quem nunca faltou no treino porque estava muito frio para sair de casa! Se já é difícil ter disposição e condição física para praticar qualquer atividade nos dias de menstruação, o frio só piora tudo isso. 

Ficar um tempão sem treinar vai impactar nos resultados que você já teve até aqui e atrapalhar o seu metabolismo também, que está super atrelado ao ciclo menstrual. 

Hidratação

Dá uma preguiça de tomar água no frio, né? A vontade costuma diminuir mesmo, mas não deveria! Deixar a hidratação de lado durante o ciclo menstrual também pode intensificar a cólica e o inchaço. 

A ginecologista complementa que, além de tudo isso que já te contamos, a mudança nas condições climáticas também pode afetar os níveis hormonais e o equilíbrio emocional, contribuindo potencialmente para uma percepção aumentada dos sintomas menstruais. No entanto, vale ressaltar que cada pessoa é única, e nem todas sentirão os mesmos efeitos do clima frio durante a menstruação.

É normal sentir mais cólica no frio

A percepção de que as cólicas são mais intensas no frio é normal e tem explicação: durante as baixas temperaturas, os vasos sanguíneos tendem a se contrair para esquentar o corpo. Então, quanto mais frio o seu corpo estiver, mais contraídos os vasos ficam. 

Com os vasos contraídos, há uma redução do fluxo sanguíneo para todos os órgãos do corpo, inclusive para o útero, fazendo com que as cólicas sejam mais intensas. Então, nada de sair desagasalhada durante esse período, hein? 

Mas não é só isso. O frio também pode deixar os nossos músculos mais tensos, o que pode intensificar a cólica.

É normal sentir muito frio durante a menstruação

Pode parecer estranho, mas é normal sentir mais frio durante a menstruação! E isso não é necessariamente um problema. Com as alterações hormonais e o metabolismo um pouco mais lento, a perda de sangue e até mesmo os sintomas da TPM podem nos deixar mais sensíveis e com mais frio

Então, no inverno, isso se acentua ainda mais, deixando todo o processo da menstruação mais chatinho

Outros efeitos da menstruação no inverno

Spoiler: TPM e alterações hormonais vêm com tudo no frio. Pois é, esses são outros possíveis sintomas que podem aparecer durante o inverno com mais intensidade, veja só: 

TPM presente (até demais): teve uma sensação de mais frio durante o período pré-menstrual e até calafrios? Essas características da TPM são ainda mais visíveis durante o inverno. 

Além disso, a gente fica mais quietinho no inverno, não quer sair de casa, treinar... e quando junta a menstruação, ficamos mais sensíveis, não tem jeito!

Alterações hormonais: o frio não tem uma ligação direta com a alteração dos hormônios, mas, durante o período de menstruação, eles oscilam bastante

O estrogênio, por exemplo, é responsável pela regulação da temperatura corporal, então é possível que você sinta mais frio do que o normal menstruando no inverno;

Ciclos mais longos: os ciclos da menstruação podem ficar mais longos com uma combinação de todos os fatores que te contamos até aqui, desde tomar menos sol, ter uma TPM acentuada, não dar tanta importância para a alimentação e hidratação... tudo isso pode influenciar em mais dias de fluxo.

Ilustração de mulher em poltrona amarela com roupa de frio segurando xícara de chá, em artigo sobre menstruação no inverno 

Como diminuir a cólica e outros incômodos acentuados pela menstruação no inverno

Nós temos quatro dicas infalíveis para você se sentir um pouquinho melhor naqueles dias e dar uma aliviada na cólica durante o frio.

Bolsas de água quente: lembra que falamos que, quando nosso corpo esfria, os músculos tendem a se contrair, inclusive o útero? Fazer uma bolsa de água quente quando estiver com dor vai ajudar a aliviar essa tensão e, consequentemente, a cólica; 

Roupas quentes: pelo mesmo motivo acima, não só a bolsa de água quente, mas vestir roupas quentes vai te deixar mais aquecida e menos suscevel a dores fortes por causa do frio;

Hidratação: além de não desistir da sua meta diária de água no frio, tome também líquidos quentes para esquentar o corpo, como chá e café. 

Exercícios leves: nós sabemos que a disposição não fica lá essas coisas durante a menstruação, mas tente praticar exercícios leves para ajudar na circulação de sangue do seu corpo, isso pode impactar nas cólicas também. 

Suplementação: a Dra. Mariane também reforça que, em alguns casos, suplementos como cálcio, magnésio, vitamina B6 e ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a reduzir os sintomas menstruais, como cólicas e irritabilidade. Vale dar uma passadinha na sua gineco para ela trazer a melhor opção para o seu caso, ok?

Se as suas cólicas são naturalmente mais fortes, outras dicas podem te ajudar. Não deixe de dar uma olhada neste conteúdo para conferir: O que é bom para a cólica menstrual no inverno.

 

Thais Tenher

Jornalista hiperconectada que adora contar histórias. Além de ser uma corredora amadora, é dinâmica e curiosa, sempre em busca de novas perspectivas e experiências para sair "mais do mesmo". Em uma conversa, pode falar com você sobre política, economia, beleza e saúde da mulher e ainda conectar todos os assuntos em um só!


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!