ciclo-menstrual-irregular-2

Menstruação e produtividade - Parte 3

19 de abr de 2024
comentários

Você acredita que as suas necessidades e habilidades conversam com a linearidade?

Por mais que a sociedade ainda tragam o ciclo ovulatório-menstrual como assunto tabu e muitas vezes não somos nada incentivadas a valorizar a ciclicidade, nesse espaço estamos trazendo que na verdade é um recurso pessoal íntimo e valioso que tem muito a enriquecer o conhecimento sobre nós mesmas.

 

A ovulação podendo ser entendida como uma vantagem em estar se sentindo mais satisfeita, empática, disposta a construir relacionamentos, colocar energias nos sonhos e projetos e a menstruação pode ser o convite para valorização de maior descanso sem culpa, para a interiorização e meditação. 

 

Para auxiliar a perceber que as necessidades e habilidades variam e que essas mudanças podem ser realizadoras, sugerimos na parte 2, o registro como algo muito importante e aqui estão algumas estratégias para apreciar cada uma das diferentes fases - que serão divididas em 4 momentos: menstrual, pré-ovulatória, ovulatória e pré-menstrual.

 

A fase menstrual tem como proposta a de poder descansar, refletir sobre como foi o ciclo passado, desapegar e se preparar para um novo ciclo que se inicia. As estratégias sugeridas são: Valorizar a meditação e o silêncio, dar preferência a uma alimentação mais saudável, beber menos café, comunicar às pessoas que convivem com você que está menos disponível e disposta, evitar tomar grandes decisões e avaliar como se sente.

 

A fase pré-ovulatório já traz mais dinamismo, criatividade, mental, clareza, concentração e disposição pela ação do estrogênio e aqui é indicado usufruir dessa energia com atividades que necessitem de maior consistência, estimulem a mente e o corpo, também organizar planos de ação para realização das metas e socializar mais.

 

A fase ovulatória traz maior capacidade de comunicação com empatia, criatividade emocional, beleza, construção de relações saudáveis e propõe que é um ótimo momento para estabelecer novos relacionamentos, fazer networking, apresentar novas ideias e realizar atividades que sejam prazerosas.

 

Por fim, a fase pré-ovulatória pode trazer assertividade para resoluções de conflitos e problemas se bem aproveitada com exercícios físicos para liberar estresse e frustração e olhar para as questões emocionais que possam estar mais à flor da pele. Se organizar para desacelerar aceitando que não estará tão produtiva como nas fases passadas ajuda a ter um ciclo com menos dor e desconforto.

 

O que achou de conhecer mais sobre as possibilidades de se alinhar com o próprio ciclo ovulatório-menstrual? Há muito o que se descobrir!


 

Beatriz Sabô:
Educadora e terapeuta menstrual com mais de 9 anos de experiência. Promove autoconhecimento e bem-estar menstrual pela produção de conteúdos voltados à temática e conduz trabalhos individuais e coletivos para a vivência de forma prática, científica e sensível do que o Ciclo tem a dizer. Tem grande interesse na pauta de saúde menstrual, reprodutiva, sexual e direitos, sendo formada em Ciência Política e mestre em Bioética pela UnB e atualmente graduanda em Farmácia pela UFRN.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!