calcular-a-menstruacao-atraves-do-calendario-menstrual-1

Menstruação e produtividade - Parte 2

19 de abr de 2024
comentários

Você já ouviu a frase 'Não somos loucas. Somos cíclicas'?

Essa é uma frase bem conhecida no meio do autoconhecimento a partir do ciclo ovulatório-menstrual e tende a trazer maior aceitação e gentileza diante das mudanças físicas, mentais e emocionais que passamos ao longo do ciclo e até mesmo de aproveitar a fase cheia de energia do período fértil e ovulatório!


Uma das melhores formas de compreender o que o “Somos cíclicas” está querendo dizer é registrar como se sente diariamente para poder voltar nessas informações sempre que quiser, poder apresentar a profissionais da saúde e da psicologia, e claro, se conhecer melhor (registre-se no calendário menstrual de Kira). Assim, poderá descobrir que o ciclo ovulatório-menstrual é ferramenta potente de autoconhecimento e um verdadeiro mapa que revela como estão os seus padrões de pensamentos, sentimentos e comportamentos.

 

Diante da ação dos hormônios, logo após o fim da menstruação podemos nos sentir mais dispostas e enérgicas e antes de menstruar podemos sentir maior cansaço e sensibilidade às questões emocionais.

 

E sabe qual a importância desse conhecimento?

 

Poder buscar se organizar diante dessa ciclicidade, da energia que está disponível, valorizando todas as fases e mantendo a produtividade de forma saudável e sustentável.

 

Por exemplo, na semana que está se sentindo mais disposta e enérgica, o ideal é colocar atividades que pedem por boa capacidade cognitiva, pensamento mais ágil, participar de reuniões por estar com melhor capacidade de comunicar suas ideias e dar seguimento nas tarefas! A mesma coisa se dá nos períodos de maior cansaço e indisposição, sabendo que na fase pré-menstrual, por exemplo, se sente dessa forma, o ideal é buscar trazer atividades mais leves.

 

É importante dizer que cada uma é única e cada ciclo é único também! Ao longo da vida vivemos fases distintas, contextos distintos, desejos, interesses, necessidades específicas e por isso que o ato de registrar é fundamental para trazer o olhar para si e para a forma que se sente realizada sendo produtividade. Na parte 3 traremos sugestões de o que fazer em cada uma das fases do ciclo, vem com a gente!

 

Beatriz Sabô:
Educadora e terapeuta menstrual com mais de 9 anos de experiência. Promove autoconhecimento e bem-estar menstrual pela produção de conteúdos voltados à temática e conduz trabalhos individuais e coletivos para a vivência de forma prática, científica e sensível do que o Ciclo tem a dizer. Tem grande interesse na pauta de saúde menstrual, reprodutiva, sexual e direitos, sendo formada em Ciência Política e mestre em Bioética pela UnB e atualmente graduanda em Farmácia pela UFRN. 

Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!