Ilustração de mulher negra em frente a calendário em artigo sobre relação entre infecção urinária e menstruação atrasada

Infecção urinária atrasa a menstruação? Vamos entender juntas!

1 de jul de 2024

A infecção urinária não costuma estar relacionada com o atraso menstrual. Conheça os sintomas.

A infecção urinária é uma doença tão comum que pode acometer cerca de 50% das mulheres com vida sexual ativa entre 20 e 40 anos. Portanto, se você nunca teve, há grandes chances que ainda terá, pelo menos uma vez na vida. E, diante desse cenário, uma dúvida que pode surgir é se a infecção urinária atrasa menstruação.

 

LEIA TAMBÉM:

  

 

O que é a infecção urinária

 

A infecção do trato urinário (ITU) é definida pela presença de agentes infecciosos (normalmente, bactérias) na urina em altas quantidades.

 

Nem sempre a infecção urinária apresenta sintomas, mas os sinais mais comuns são:

 

  • Vontade de fazer xixi frequente em pequenas quantidades

  • Dor e queimação ao urinar

  • Urina com sangue ou cheiro forte

 

O que faz com que as mulheres sejam mais vulneráveis a essa infecção é o fato de possuirmos uma menor extensão anatômica da uretra e uma maior proximidade entre a vagina e o ânus.

 

Vale destacar que o trato urinário geralmente não é um ambiente propício ao aparecimento de bactérias, uma vez que existem propriedades antibacterianas na urina. No entanto, há situações que colaboram para a infecção da uretra, como:

 

  • Atividade sexual que empurra bactérias para a uretra, como as do ânus.

  • Contaminação dos órgãos genitais com E. coli do ânus, uma bactéria natural da região anal.

  • A presença de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) na vagina, como herpes e clamídia.

 

Ilustração de mulher de pele parda com as mãos entre as pernas, na região íntima, aparentando vontade de fazer xixi

 

Relação entre infecção urinária e menstruação atrasada

  

É comum que a infecção urinária, em algumas mulheres, esteja relacionada a alterações hormonais. Ou seja, nesses casos, maior probabilidade de contrair uma infecção durante determinados períodos do ciclo menstrual, especialmente pouco antes da menstruação.

 

No entanto, a ITU não costuma estar relacionada com o atraso menstrual. Portanto, se você perceber que o sangramento não desceu, a causa pode ser outra, ok? E aí, avalie se é preciso marcar uma consulta com a ginecologista. 

 

Faça xixi após a relação sexual

 

Um hábito que toda mulher deve ter é sempre fazer xixi após a relação sexual. Sim, isso mesmo! Esse hábito é muito importante para evitar a infecção urinária, sabia?

 

O que acontece é que o atrito que ocorre durante a atividade sexual pode espalhar, para a vulva, bactérias que são inofensivas para o ânus, mas que afetam o trato urinário. Portanto, seja depois do sexo oral, vaginal ou anal, não deixe de ir ao banheiro para que qualquer micro-organismo indevido seja expelido junto com a urina. Papo sério!

 

Quando procurar um especialista

 

Ao sentir qualquer um dos sintomas que citamos mais acima, não deixe de entrar em contato com seu médico. Provavelmente, o especialista irá te receitar o uso de antibióticos para eliminar essa infecção urinária. Mas só mesmo o médico pode indicar o melhor medicamento para você. 

 

Normalmente, os sintomas desaparecem de 24 a 48 horas após o início do tratamento.

 

Além do xixi depois do sexo, outras medidas simples podem ajudar na prevenção da infecção urinária, como:

 

  • Beber água em quantidade suficiente para o seu organismo

  • Ir ao banheiro sempre que sentir vontade de urinar. Então nada de ficar segurando o xixi

  • Evitar o uso de duchas no canal vaginal, pois isso pode alterar a flora da ppk

  • Ao fazer a sua higiene íntima, sempre utilizar o papel higiênico no sentido de frente para trás, ou seja, da ppk para o ânus. Isso evita que bactérias presentes na região anal contaminem a uretra

 

Não deixe de seguir esses cuidados para manter a sua saúde em dia

 

E caso queira saber mais sobre menstruação atrasada, dá uma olhada nesse artigo aqui 😉 >> 8 causas para o atraso menstrual.

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade.


Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!