o-que-causa-a-colica-3

Cólica menstrual: por que ela acontece e como lidar com esse incômodo

27 de jun de 2024

Faz parte do time das que sofrem todo mês com cólicas menstruais? Estamos juntas!

A cólica menstrual é um sintoma tão comum que tem gente que sabe que vai menstruar só por causa dela. Há também quem sinta esse desconforto só depois que o sangue começa a sair na menstruação

Fato é que, seja forte ou bem fraquinha, boa parte das pessoas que menstruam relatam sentir cólica no período menstrual. 

E você, já parou para se perguntar o que é a cólica menstrual, afinal? Se a maioria de nós convive com essa questão, nada melhor do que saber tudo sobre ela, né? Vem que a gente te explica o que é, os tipos e como aliviar essa cólica chatinha.

LEIA TAMBÉM:

Primeiramente, é importante entender o que é ciclo menstrual

A cólica menstrual é um dos sintomas que fazem parte do ciclo menstrual. Por isso, vamos explicá-lo primeiro, ? O ciclo menstrual é todo o processo de preparação pelo qual o nosso corpo passa para engravidar.

 

Essa preparação acontece com o fortalecimento do endométrio (a camada de tecido que envolve o útero), para receber um embrião. Também faz parte desse preparo do corpo o "trabalho" dos ovários para produzir hormônios e amadurecer um óvulo para fecundação. É um trabalhão mesmo, que a sábia mãe natureza faz perfeitamente!

 

Quando passa o período da ovulação e o seu o corpo "percebe" que não engravidou, ele desfaz a preparação que tinha montado para receber o embrião. E todos os meses, a cada ciclo menstrual, esse processo se repete. 

 

Isso significa que o óvulo precisa ser descartado, e a camada de reforço do endométrio também – por isso que o que sai na menstruação é muito mais do que um óvulo minúsculo! A maior parte da menstruação que você vê é essa camada do endométrio deixando o corpo.

 

O que causa a cólica menstrual?

Todos esses processos do ciclo menstrual fazem com que o útero se contraia para a saída da menstruação, e são esses movimentos de contração que geram a cólica. Por isso, ela é um sintoma muito comum do período menstrual.

 

A cólica, geralmente, dá as caras sempre no mesmo momento para cada mulher. Algumas sentem perto do primeiro dia da menstruação, outras quando o fluxo menstrual está mais intenso e outras em ambas as fases menstruais, cada corpo reage de uma forma. 

o-que-causa-a-colica-2

 

Tipos de cólica

Se já não bastasse a cólica menstrual nos incomodar pelo menos uma vez ao mês, ela ainda tem diferentes tipos, você sabia? Olha só: 

 

Cólica menstrual primária

A cólica menstrual primária é aquela que a maioria das pessoas sente, e costuma aparecer logo após a menarca, que é a primeira menstruação. Essa cólica é causada por uma substância chamada prostaglandina, responsável pela contração do útero e, embora possa ser bem incômoda, é normal senti-la.

 

Cólica menstrual secundária

a secundária é um tipo de cólica menstrual mais intensa, que merece acompanhamento médico

 

Dizemos isso porque ela pode acontecer por conta de alguma doença ou distúrbio, como endometriose, mioma, problemas com o uso de DIU, alterações do útero e dos ovários ou doença inflamatória pélvica. Se você sentir que a cólica está muito intensa, não deixe de ir ao médico, viu? “Morrer de dor” não é normal!

Dicas de como aliviar a cólica menstrual

Algumas práticas podem ajudar a aliviar a cólica menstrual primária e a lidar com ela quando aparece o desconforto. São elas:

 

  • Manter uma dieta saudável e equilibrada, evitando alimentos ricos em gordura e açúcar;

  • Praticar atividades físicas regularmente;

  • Fazer atividades prazerosas, que te deixe menos ansiosa e estressada; 

  • Terapias alternativas, como massagens e acupuntura; 

  • Preparar uma bolsa de água quente e colocar sobre a barriga.

 

Outra opção é fazer uso de métodos contraceptivos hormonais, que regulam o ciclo menstrual e ajudam reduzir a intensidade da cólica. Também conte com uma medicação para aliviar a dor.

 

Mas olha só: nada de começar a pílula anticoncepcional sem consultar o ginecologista, hein? Só ele vai saber qual é o melhor método para o seu perfil!

 

E é importante confirmar com o gineco também o remédio ideal para o seu caso, se for uma opção. A opinião médica é nossa aliada até nessas questões que consideramos mais comuns, como é o caso da cólica menstrual 😉

 

Thais Tenher

Jornalista hiperconectada que adora contar histórias. Além de ser uma corredora amadora, é dinâmica e curiosa, sempre em busca de novas perspectivas e experiências para sair "mais do mesmo". Em uma conversa, pode falar com você sobre política, economia, beleza e saúde da mulher e ainda conectar todos os assuntos em um só! 

Ficou com dúvidas? Kira Responde
Vem fazer parte da Comunidade Intimus®!
Troque ideias sobre suas experiências, tire dúvidas e interaja com meninas e mulheres como você, sobre menstruação ou qualquer outro assunto! Ah, tudo isso sem julgamentos, ok?
Além de toda a troca que você vai ter na comunidade, você ainda ganha recompensas!🏆
Juntas somos mais fortes. 🌸

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!