primeira-vez

Como saber se estou na menopausa e com quantos anos ela começa

4 de jul de 2022
comentários

Como saber se estou na menopausa é uma pergunta comum entre as mulheres mais velhas. Saiba quando começa o climatério e quais os principais sintomas.

Se você ainda está nas primeiras décadas de vida, a menopausa não deverá se tornar uma realidade tão cedo. Mas uma hora chega – e é isso é bom! Significa que o corpo está seguindo seu fluxo natural. Por isso é bom ter em mente quais os sintomas da menopausa.

 

menina meditando ao lado de um calendário gigante, com 5 dias marcados com corações rosas

 

O organismo da mulher é sábio e seus ciclos são bonitos de se observar. Saber como ele funciona é importante para estar confortável na própria pele e entender as mudanças que ocorrem com o passar dos anos. E quando se trata de ciclo menstrual, uma das alterações mais significativas é a menopausa.

 

Com quantos anos começa a menopausa?

Pra responder a essa pergunta, a gente vai seguir uma indicação do Ministério da Saúde, que diz que a menopausa começa, geralmente, entre os 45 e os 55 anos de idade. Às vezes, o termo menopausa é utilizado de forma incorreta para designar o climatério, que é a fase de transição entre o período reprodutivo (quando a gente menstrua) e o não reprodutivo (menopausa, quando já não se menstrua mais).

 

Durante o climatério - também conhecido como pré-menopausa - os hormônios femininos vão diminuindo progressivamente. Por causa disso, o ciclo menstrual fica mais irregular. A mulher pode ficar meses sem menstruar até que, um belo dia, a menstruação para de vir para sempre.

 

A menopausa é justamente a última menstruação. Depois dela, engravidar já não é mais possível.

 

Quais os sintomas da menopausa?

A menstruação irregular é apenas um dos sinais do climatério. A queda na produção dos hormônios estrogênio e progesterona, responsáveis pelo ciclo menstrual, também pode provocar uma série de sintomas, como:

 

- Ondas de calor (essas são beeem famosas)
- Insônia
- Irritabilidade, ansiedade ou humor depressivo
- Ressecamento vaginal
- Queda da libido
- Cabelos e unhas mais finos e quebradiços
- Perda de firmeza da pele
- Aumento de gordura na região abdominal

Como saber se estou na menopausa?

Dependendo da sua idade, se você reparou que está com alguns dos sintomas acima e sua menstruação está irregular, pode ser que você esteja no climatério - lembrando que dificilmente ele começa muito antes dos 45 anos. E aí, se você está no climatério, a menopausa pode chegar em breve – e esse em breve tem uma variação razoável de tempo: entre 12 e 36 meses.

 

Algumas mulheres entram no climatério antes dos 45 anos, pode acontecer. Mas se você ainda é adolescente ou mal passou dos 30, os sintomas acima dificilmente indicam que a menopausa se aproxima.

 

Antes dos 40 anos, fala-se de menopausa precoce, ou seja, que veio antes da hora. Nesses casos, pode ser necessário fazer reposição hormonal pra lidar com sintomas, como o ressecamento vaginal e a queda da libido.

 

menina mexendo no celular sentada em uma poltrona, na sala

 

A menopausa precoce pode ser um problema especialmente para as mulheres que ainda desejam ter filhos, e aí talvez a saída seja recorrer a terapias hormonais ou métodos como a fertilização in vitro – sempre com apoio médico, claro!

 

Desde que você menstrua pela primeira vez na vida, é importante receber acompanhamento ginecológico. E isso vale também para as mulheres que não desejam ter filhos, viu? A menopausa precoce pode ser sinal de que algo não vai bem, já que algumas doenças e infecções podem ser um fator de risco. Além disso, ir à ginecologista é importante para monitorar o seu bem-estar e saúde, especialmente se você é sexualmente ativa. Cuide-se 🙂


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!