mulher sentada em uma cadeira, com um balão de pensamento acima da cabeça

Ressecamento vaginal pode ser incômodo. Entenda melhor as causas e como tratar

4 de jul de 2022
comentários

Se você nota a vagina ressecada apenas na hora de transar, talvez seja algo emocional. Vem entender melhor

O ressecamento vaginal não é tão comum entre meninas mais novas. Geralmente, adolescentes e mulheres jovens, quando têm essa condição, só percebem a falta de lubrificação na ppk na hora de fazer sexo.

 

homem e mulher se abraçando

 

Quando a mulher está ovulando, no período fértil, a ppk fica naturalmente mais lubrificada pela ação dos hormônios. Nesse período do mês, pode ser que você sinta mais desejo sexual e vontade de dar uns beijos, sabe?

 

(Pausa para uma dica: pra você saber se está no seu período fértil você pode usar a calculadora menstrual Kira) 😉

 

Fora do período fértil, a vagina fica um pouco menos lubrificada mesmo. Só que a ginecologista Rebeca Gerhardt nos avisa que a presença da ppk não deve ser notada no dia a dia. Ou seja, você não deve se dar conta de que ela está ali, quietinha na calcinha. Se sentir coceira, desconforto ou secura na região íntima, então pode ser sinal de problema.

 

Medicamentos para tratar acne (as espinhas incômodas que aparecem no rosto), assim como outros remédios que ressecam as mucosas do corpo, podem provocar o ressecamento na vagina. Algumas pílulas contraceptivas também podem ter esse efeito colateral. A dra. Rebeca avisa que alguns anticoncepcionais que deixam a pele ótima podem reduzir a lubrificação.

 

Se você sente a sua ppk ressecada, a ponto de te incomodar, vale conversar com o ginecologista, porque só um profissional da saúde vai poder fazer uma avaliação pra entender as causas e sugerir alternativas.

 

Agora, se você nota a falta de lubrificação vaginal apenas na hora do sexo, outros motivos podem estar por trás do problema.

Vagina ressecada na hora de transar

Mulheres mais velhas têm mais chances, por assim dizer, de ter ressecamento vaginal. Isso acontece por causa das mudanças hormonais da menopausa, período em que a menstruação desce com menos frequência até que acaba de vez. Nessa fase da vida, é comum fazer reposição hormonal para que a ppk fique mais lubrificada.

 

No caso das mulheres mais novas, o ressecamento da vagina na hora do sexo pode ser consequência de um dos problemas que mencionamos ali em cima – como os medicamentos para acne ou anticoncepcionais. Mas as causas também podem ser emocionais, sabia?

 

Talvez você simplesmente não esteja tão a fim de transar – e aí a lubrificação vaginal não vai rolar naturalmente. “Precisamos conhecer o nosso corpo e perceber se realmente estamos excitadas”, diz a dra. Rebeca.

 

desenho de um homem e uma mulher se abraçando

 

As mulheres podem demorar mais pra entrar no clima do sexo do que os homens. Por isso, as chamadas preliminares são super importantes - beijar, trocar carícias e até conversar. É esse conjunto de coisas gostosas que acontecem antes da penetração que vão ajudar a deixar a ppk molhada.

 

“A vagina se prepara para a penetração. Ela se alonga, relaxa e se lubrifica. Esses sinais fisiológicos são uma resposta ao estímulo”, explica a dra. Rebeca.

 

Sexo nunca deve rolar sob pressão. Quanto mais relaxada você estiver, melhor será 😉

 

Não deixe de conversar com um profissional se sentir que alguma coisa está diferente, combinado?


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!