dicas-para-menstruacao-nao-vazar-1

Dicas para a menstruação não vazar

20 de out de 2022
comentários

Vem ver o que fazer para a menstruação não vazar à noite e de dia!

Toda pessoa que menstrua sabe que lidar com vazamentos é parte da vida, mas nem por isso é algo legal, né? E, olha, dá super pra minimizar esse probleminha. Separamos as melhores dicas para a menstruação não vazar no seu dia a dia

 

dicas-para-menstruacao-nao-vazar-2

 

O que fazer para a menstruação não vazar à noite

Essas sugestões servem tanto pra você ter noites de sono mais tranquilas, quanto para situações corriqueiras do dia a dia. Aproveite para repassar para as amigas 🤗

 

1) Entenda seu ciclo menstrual

Acompanhe seu ciclo e coloque as principais informações dele na calculadora menstrual. Fazer isso é importante pra você perceber seus padrões: Quando é o dia que a menstruação desce mais forte? É o primeiro? O segundo? Você tem sangramento de escape (aquelas gotinhas que ficam na calcinha) antes de começar a menstruar de fato? Ou tem escape mais para o final... e por quantos dias? Com o calendário menstrual você consegue reunir informações importantes para se planejar para o próximo ciclo e entender em quais dias há mais chance de ocorrer um vazamento.

 

2) Escolha o absorvente certo para cada momento

Agora que você já entende seu ciclo, pode pensar no absorvente que é bom pra cada momento dele. Nos dias de fluxo mais forte, invista em um absorvente de ampla proteção, e que deixe a sua ppk respirar, como o absorvente Intimus® Tripla Proteção - Extra Suave. Quando o ciclo já estiver no fim, pode optar por usar um absorvente interno menor durante as atividades diárias, como o absorvente interno Intimus® - Mini.

   

E, durante a noite, principalmente naquele dia de fluxo intenso, dê preferência para o absorvente Intimus® Noturno, que tem um formato que "abraça" a calcinha, deixando o absorvente bem justinho – e você beem tranquila.

  

Você não precisa usar o mesmo absorvente durante o ciclo inteiro, e saber os dias em que a proteção precisa ser reforçada ajuda nessa organização.

 

3) Pense nos seus diferentes contextos

Cada situação traz uma necessidade. Na escola, por exemplo, você sabe em quais dias vai ter educação física. Também já sabe que em dia de prova ir ao banheiro pode ficar um pouco mais complicado, demorado. Tem ainda aqueles dias que você faz aula de dança ou de natação.

 

Evitar vazamentos da menstruação também tem a ver com se preparar para o dia a dia, para a sua rotina.

  

Antes de sair de casa, dê uma olhada na sua bolsa ou mochila e veja quantos absorventes tem ali e para quais situações. Sempre tenha o suficiente para trocar até o final do dia – e depois de fazer essa conta, inclua mais um, pra garantir.

  

4) Troque o absorvente na hora certa

O recomendado para evitar vazamentos é trocar o absorvente a cada 4 horas, assim você se sente mais segura e evita questões de saúde por usar o mesmo absorvente muito tempo. Mas, se estiver em um dia de fluxo intenso, entenda a sua necessidade – não tem problema precisar trocar com mais frequência. Agora, se você perceber que não consegue passar nem 2 horas com o mesmo absorvente e já rola um vazamento (isso por vários dias seguidos), talvez seja o caso de conversar sobre o seu fluxo menstrual com o ginecologista, beleza?

  

No caso do absorvente interno, o ideal também é trocar a cada 4 horas, e também não tem problema se você precisar trocar antes disso, em menos tempo. O mais importante é observar bem seu corpo e entender o ritmo dele, pra que você se antecipe ao vazamento.

  

E não esqueça: o tempo máximo que você pode usar um absorvente interno é de 8 horas. Ficar esperta com a troca de absorventes é o melhor jeito de evitar que ele vaze e garantir que a saúde da ppk continue bem.

  

5) Coloque o absorvente do jeito certo

Isso significa que, no caso do absorvente externo, ele precisa estar bem fixado na calcinha. Coloque bem no centro da calcinha, envolva a lingerie com as abas do absorvente (se houver) e dê uma pressionada leve no tecido para ter certeza de que o absorvente está bem fixado, que a parte colante grudou ali e que as abas estão justas na calcinha.

  

Teste o encaixe do absorvente um pouco antes de sair do banheiro, se mexa um pouco, e veja se ele está protegendo tanto na frente quanto atrás – se estiver meio estranho ou "sambando", você vai sentir e pode ajustar.

  

Se estiver usando um absorvente interno, não esqueça de colocá-lo e empurrar até não sentir mais a presença dele. Assim você também evita que ele vaze durante as horas de uso.

 

 

dicas-para-menstruacao-nao-vazar-3

 

5) Se precisar, use mais de uma proteção

Você pode usar um absorvente interno e reforçar a proteção com um protetor diário, por exemplo. Naqueles dias de fluxo intenso – ou vestido branco –, usar a dupla proteção de absorvente interno + absorvente externo ou protetor diário pode ser um jeito de ter mais tranquilidade.

  

Entender seu corpo, seu fluxo e quais absorventes atendem melhor a sua necessidade faz toda a diferença. Quanto mais você se conhece, menos acidentes acontecem 😊

 

 

Tati Barros

Jornalista mineira, com mais de dez anos de experiência. É criadora e apresentadora do podcast Solteira Profissional, que aborda o universo de relacionamentos e sexualidade. Produz conteúdos para diversos veículos e formatos, com foco, especialmente, nas editorias de saúde, bem-estar e comportamento. Tem um grande interesse em pautas feministas e sempre está envolvida com essa temática.


Ficou com dúvidas? Kira Responde

Conteúdos pra você

Vem conversar com a gente!

Que tal trocar uma ideia com a nossa comunidade? Deixe seus comentários e bora aprender juntas!

Comentários

Cadastre-se para comentar e participar!